Projeto Teatro Universitário abre inscrições

Edna e Gilson Edna e Gilson acreditam que o projeto solidificará o movimento cultural universitárioNesta sexta-feira (26/3) o projeto de extensão Teatro Universitário, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), dará início ao processo de inscrição de seus participantes, no Auditório Otton Fava, campus de Coronel Fabriciano. A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica e tem início às 17h, sob coordenação dos professores Gilson Magno e Edna Imaculada de Oliveira, do curso de Pedagogia da Instituição.

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos, das mais diferentes áreas do conhecimento, oportunidades de vivência das artes dramáticas por meio de atividades lúdicas. “O teatro tem o poder de estimular a expressão dos sentimentos e de favorecer a criatividade, o autoconhecimento e o desenvolvimento de uma consciência crítica, estética e ética. Acreditamos que a constituição de um espaço de contato com as artes cênicas, dentro do ambiente acadêmico, só poderá favorecer o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes envolvidos”, destaca Gilson.

Ao todo, o projeto Teatro Universitário disponibiliza 20 vagas para universitários de quaisquer áreas de graduação do Unileste. Durante o encontro desta sexta-feira, os alunos interessados em participar deverão preencher fichas de inscrição, que serão utilizadas, posteriormente, em entrevistas de seleção, caso o número de inscritos supere o número de vagas. Os selecionados deverão participar de encontros semanais, com duração média de três horas, na Sala de Artes do Teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano.

Movimento cultural
De acordo com Edna, o projeto Teatro Universitário visa à solidificação de um movimento cultural em âmbito acadêmico. “Nosso objetivo é possibilitar a difusão da arte da interpretação por meio da formação de multiplicadores cênicos. Queremos estimular o desenvolvimento do pensamento artístico, tanto a partir da transmissão de conhecimentos básicos sobre a história das Artes Cênicas, quanto por meio de jogos dramáticos que possibilitem a liberação do potencial criativo dos alunos”, explica a professora.

As atividades semanais abrangerão um minicurso de dramaturgia e história do teatro; oficinas dirigidas de improvisação, criação, composição, memória e construção; jogos teatrais; leitura e interpretação dramática; além de oficinas de expressão corporal e técnica vocal.

Difusão do conhecimento
Uma vez iniciados na linguagem da dramaturgia, o os alunos envolvidos no projeto Teatro Universitário serão estimulados à produção de montagens e ao desenvolvimento de oficinas junto à comunidade externa. “A proposta do projeto é que os universitários dividam o conhecimento adquirido com a população, utilizando os recursos do teatro para a produção de esquetes educativas que serão apresentadas em instituições públicas de ensino”, afirma Edna.

Para Gilson Magno, a vocação multiplicadora do projeto acabará por construir uma corrente de ensino-aprendizagem através da diversidade cultural. “A atividade teatral provoca reflexões dialógicas entre os sujeitos, instaurando um modo particular de dar sentido e de compartilhar as experiências entre as pessoas. O Teatro Universitário colocará em prática este processo, fazendo com que estudantes de diferentes contextos socioculturais se reúnam em torno de práticas que favorecerão o desenvolvimento de suas capacidades de comunicação e interpretação”, conclui.

Apresentação do projeto Teatro Universitário
26/3 – 17h
Auditório Otton Fava – campus de Coronel Fabriciano
Aberto ao público, com entrada franca