fev

Semana Acadêmica 2021.1 discute educar para o humanismo solidário

Na última quinta-feira (28), teve início a Semana Acadêmica 2021.1 – tradicional evento de abertura do semestre que recebe o corpo docente da Instituição. O evento acontece de forma on-line e presencial, no campus de Coronel Fabriciano, e promove painéis, palestras, encontros e atividades até terça-feira (02).

Na abertura da programação, as boas-vindas aos educadores foram anunciadas pelo reitor, Dr. Genésio Zeferino. O primeiro dia de evento também teve a participação do professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Dr. Luiz Síveres.

No painel da abertura “O compromisso da Educação Superior na formação humana, profissional e ética”, Síveres abordou questões pertinentes ao papel do educador e as implicações e responsabilidades da docência para com o desenvolvimento humano do estudante, além da formação acadêmica.

Durante o momento, que contou ainda com a presença do coordenador de Pastoralidade do Grupo UBEC, Me. Joaquim Silva, também foram discutidos os aspectos do Programa Propósito de Vida e a temática “Educar para o Humanismo Solidário: implicações sobre as práticas docentes”.

Também na quinta-feira (28), o Padre Evaldo César, da Pastoral Universitária, proporcionou uma acolhida religiosa para reforçar a missão de suscitar e desenvolver valores éticos, humanos e cristãos na comunidade universitária.

O pró-reitor Acadêmico, Marcelo Corrêa, apresentou os resultados acadêmicos de 2020 e as estratégias pedagógicas e de segurança institucionais para a volta das atividades presenciais nos campi do Unileste. Marcaram presença também o pró-reitor de Administração, Venício Oliveira, e a coordenadora do NUADE, Me. Maria Aparecida de Souza, que mediou o momento da abertura de perguntas dos docentes.

Dando continuidade à programação, na sexta-feira (29), docentes e coordenadores reuniram-se para a Apresentação do novo Projeto Pedagógico dos Cursos, seguindo rigoroso Protocolo de Biossegurança que garantiu o distanciamento e a segurança de todo o corpo docente. Os encontros entre coordenadores e professores dos respectivos cursos seguem hoje, segunda-feira (1), e terça-feira (2), quando haverá encerramento da programação da Semana Acadêmica 2021.1.

Publicado por Brenda Duarte

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024