2020
jul
08
Geral

Semana Acadêmica discute novas possibilidades e aprendizados para os próximos semestres

Desde o dia 16 de março, muita coisa mudou. A intensificação da pandemia do novo coronavírus no Brasil e em nossa região fez com que o Unileste, seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciasse a migração das aulas presenciais para aulas mediadas por tecnologia em ambiente virtual. À época, em pronunciamento destinado à comunidade acadêmica, o reitor da IES, Dr. Genésio Zeferino, afirmou que a medida adotada representava o esforço coletivo em conter a pandemia e a tradição da Instituição em valorizar e defender a vida.

Para o reitor, mesmo em tempos como este, conseguimos aprender e extrair lições importantes. “A literatura nos diz que as crises antecipam mudanças. Vimos, nestes últimos meses, tendências que vieram à tona de maneira muito forte: o trabalho remoto, a educação mediada por tecnologia, a necessidade da responsabilidade social e a busca pela sustentabilidade no sentido da continuidade da missão”.

Ainda segundo Dr. Genésio, neste cenário ainda de incertezas, o posicionamento da Instituição segue sendo embasado em resistir, repensar e reinventar: “Devemos resistir no sentido de entender a realidade e de superar; repensar práticas, concepções, maneiras de entender olhando tanto para fora quanto para dentro e nos reinventar a partir da análise, da visão e da resiliência. Assim, criamos novos caminhos, novas respostas e novas soluções que estão sendo exigidas de forma imediata e inteligente”, finaliza.

#JuntosEmRede: clique aqui e confira o vídeo com imagens de docentes e estudantes neste 2020.1

Inovação, dedicação e criatividade

Tão logo foi anunciada a realização das aulas em ambiente virtual, prontamente, as equipes acadêmica e administrativa do Centro Universitário se mobilizaram a fim de reorganizar os processos institucionais – assegurando a continuidade do período letivo e, ao mesmo tempo, garantindo o distanciamento social. Durante todo o semestre, os estudantes tiveram aulas on-line de forma direta e ao vivo, com exposições e atuação síncrona dos professores – mantendo os horários de aula das grades curriculares.

Segundo pró-reitor Acadêmico, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, vivemos um período muito particular e concluiu-se um semestre desafiador e sem precedente na história da Instituição. “Os setores que compõem a Instituição são uma engrenagem e todos os elos precisam funcionar para que a nossa missão de proporcionar uma aprendizagem cidadã e desenvolver o ser humano na sua integralidade seja possível.  Em momentos como este, não é só a tecnologia que faz a diferença, mas, essencialmente,  as pessoas”, completa.

Em avaliações aplicadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), destinadas aos alunos, percebeu-se a recepção positiva quanto aos processos acadêmicos. Segundo a maioria dos respondentes, eles ocorreram de forma adequada e com qualidade, tendo em vista tanto o ensino quanto a aprendizagem. Além disso, a maior parte dos discentes avaliou como positiva a participação nas aulas mediadas por tecnologias bem como a comunicação mantida pela IES a respeito das ações institucionais durante a pandemia.

Para a estudante do curso de Direito, Alice Cabral, a transparência e a límpida relação mantida pelo Unileste desde as primeiras medidas adotadas refletem o compromisso com a educação e com a formação do corpo discente. “Essa atitude nos conforta porque vimos que depositamos nosso sonho nas mãos certas: em uma equipe que já estava preparada para oferecer um ensino via tecnologia com a mesma qualidade do presencial”.

Ainda de acordo com a estudante, outro fator acolhedor a se destacar é o cuidado da Instituição na manutenção seus projetos, iniciativas, metodologias ativas e palestras, adequando-os às novas realidades e necessidades. “Tivemos, no decorrer do semestre, eventos virtuais que promoveram a interdisciplinaridade – tão importante para nossa aprendizagem. E o melhor é que todas as ações foram adaptadas para estimular nossa participação, acompanhamento e a interação”, conclui.

Semana Acadêmica 2020.2

Com o objetivo de promover o compartilhamento das experiências adquiridas ao longo dos últimos meses bem como a preparação para o próximo semestre, a Pró-reitoria Acadêmica e o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional (NUADE) promovem a Semana Acadêmica 2020.2. O evento teve início ontem (07) e acontece até sexta (10), integralmente em ambiente virtual (Google Meet), sempre às 19h.

Para a gerente acadêmica, Maria Aparecida de Souza Silva, o foco dos encontros será a Avaliação da Aprendizagem  numa perspectiva formativa e mediadora. “Escolhemos esta temática em razão do momento de amadurecimento em que se encontra a equipe de docentes em relação ao processo de construção de currículos por competências. Já consolidamos uma concepção de educação centrada na aprendizagem do estudante e já avançamos em relação ao uso de metodologias ativas.  Está na hora de mudarmos também o nosso modo de avaliar: a avaliação deve estar integrada ao ensino e a aprendizagem de forma processual e contínua, promovendo a regulação das aprendizagens por meio dos feedbacks”, pontua.

Nesta perspectiva, o evento promove a discussão e a reflexão sobre as práticas avaliativas, trazendo a renomada profissional Jussara Hoffman para palestra na abertura da Semana. Autora dos livros Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade” e “Avaliar para promover: as setas do caminho”, Jussara criou a teoria de avaliação mediadora e, com experiência na área da educação, foi professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A diretora de Educação e Expansão do Grupo UBEC, Roberta Gontijo, marcou presença na abertura do encontro de ontem (07), reafirmando o quão desafiador tem se desenhado o cenário e a forte capacidade de adaptação demonstrada pelos profissionais do Unileste. “Esse momento de encerramento do semestre letivo é também de reflexão, de olharmos para trás e percebermos os aprendizados: nos adaptamos e aprendemos uma nova docência em um curto espaço de tempo. Todos saímos desta experiência com uma professoralidade mais desenvolvida e olhares que foram despertados durante a pandemia”, ressalta.

O que vem por aí

Seguindo o calendário acadêmico 2020, as atividades institucionais retornam no dia 27 de julho para os docentes e estudantes veteranos. As atividades acadêmicas dos calouros se iniciarão no dia 10 de agosto. Para comentar sobre o término do primeiro semestre e o início do 2020.2, bem como os desafios, reinvenções e novas possibilidades de aprendizados, o reitor Dr. Genésio Zeferino, realizou a Live com o Reitor na última semana. Clique aqui para ter acesso ao conteúdo disponível no Instagram.

 

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema