Seminário de Engenharia Elétrica aborda técnicas de otimização

Professor e aluno

Otimização Aplicada à Engenharia é o tema do Seminário promovido pelo curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), neste sábado (19/6). Aberto ao público e com entrada franca, o evento tem como público alvo alunos de graduação e gestores de processos produtivos comerciais e industriais. As atividades têm início às 14h, no Auditório do 2º piso da Biblioteca Central. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3846-5664, ou na Secretaria dos Cursos de Graduação do campus Coronel Fabriciano (bloco G).

Com o intuito de promover a integração entre o ambiente universitário e o mercado, empresas regionais conveniadas ao Centro Universitário para a realização de atividades de estágio foram convidadas a participar da apresentação de projetos acadêmicos dedicados à otimização de processos e serviços de logística, gestão da alimentação de animais em fazendas e sítios, planejamento da produção distribuída e fornecimento de alimentos a hospitais.

Ramon da Cunha Lopes, professor do curso de Engenharia Elétrica e coordenador da atividade, explica que a otimização aplicada à Engenharia busca o desenvolvimento de pacotes computacionais que têm como objetivo melhorar os serviços desempenhados nas empresas, visando menor custo e tempo dispensado para a realização das tarefas. “Os projetos do Seminário foram produzidos por alunos do 10º período que utilizaram as ferramentas computacionais Matlab e LabVIEW para o desenvolvimento de soluções de otimização”, detalha.

Crescimento nas Engenharias
Fabrício de Souza Fernandes, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, aponta que o uso de técnicas de otimização de projetos está crescendo rapidamente na maioria das áreas de atuação das Engenharias, como nos campos automotivo, aeronáutico, mecânico, civil, nuclear, naval, elétrico, de energia, petróleo e gás. Isso se deve ao aumento da competição tecnológica e ao desenvolvimento de técnicas eficientes para as mais diversas aplicações práticas. “Participar do Seminário é uma oportunidade ímpar de conhecer de perto como essas técnicas podem ser utilizadas no dia a dia das empresas” destaca o coordenador.

Projetos desenvolvidos
– Gestão da alimentação balanceada para animais em fazendas e sítios
– Gestão da dieta balanceada de uma empresa nutricional para fornecimento de alimentos para hospitais, clínicas e indústrias
– Logística de rotas e viagens: menor custo, menor tempo e menor caminho