Sucesso profissional: êxito de alunos e egressos confirma qualidade de ensino no Unileste

O sucesso alcançado por alunos e egressos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) é comemorado e acompanhado de perto pela Instituição. E os relatos dessas vitórias servem como parâmetros para atestar a qualidade do ensino praticado no Centro Universitário. “Reconhecemos que a ampla estrutura acadêmica, o incentivo à pesquisa e o contato com os projetos de extensão, proporcionados pelo Unileste, têm contribuído para o êxito dos profissionais que formamos”, destaca Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor da Instituição.

_x000D_

O acompanhamento do desenvolvimento profissional dos alunos concluintes é realizado, no Unileste, pela Gerência de Apoio Acadêmico, através do programa Pró-egresso. “Por meio deste canal de comunicação, temos conseguido compartilhar com os alunos formados informações sobre o mercado de trabalho, orientá-los quanto aos desafios da profissão e colher informações sobre suas próprias experiências e expectativas”, afirma Zeferino.

Experiência que abre portas
Os engenheiros sanitaristas Felipe Andrade de Souza e Amintas Torres Silva Neto participaram, como formandos, das solenidades de colação de grau em 2009 e já comemoram a aprovação no curso de mestrado em Geotecnia, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na visão dos alunos, as sementes para esta conquista foram plantadas ao longo do desenvolvimento do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.

_x000D_

Durante a graduação, Felipe procurou participar das atividades desenvolvidas no Laboratório de Pesquisas Ambientais (LPA) e, sob orientação do professor doutor Millôr Sabará, trabalhou em projetos do Unileste em parceria com a empresa Vallourec Mannesman. A experiência abriu as portas para um estágio na Buckman Laboratories e, posteriormente, para o mestrado. “No processo seletivo da Ufop, os julgadores constataram minha experiência com pesquisas, adquirida por meio do LPA e do estágio. Isso, sem dúvida, foi fundamental para o meu ingresso no mestrado”, ressalta.

Pós-graduação
A boa nova da pós-graduação vem do aluno Breno Sales Caldeira Brant, também egresso do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e atual aluno do curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Recentemente, o discente passou pelo processo seletivo da empresa Vale e foi contratado.

_x000D_

“A Vale é uma empresa de renome internacional e, por isso, muito criteriosa em seus processos de seleção. Acho que a minha formação, ligada a estas duas áreas da Engenharia, pesou positivamente no processo seletivo. Tenho ótimas expectativas quanto a este emprego”, relata Breno.

_x000D_

A coordenadora do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, professora Marluce Queiroz, lembra que, além de procurar aprimoramento profissional por meio da especialização, o aluno sempre esteve inserido em atividades acadêmicas capazes de enriquecer sua formação. “O Unileste proporciona aos graduandos inúmeras oportunidades de aprendizagem além das salas de aula. O Breno soube aproveitar estes benefícios e hoje colhe os frutos de uma boa formação profissional”, completa.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023