2024
abr
02
Geral

Teatro é ferramenta valiosa para o bem-estar e para o desenvolvimento pessoal e profissional

O teatro não é apenas entretenimento; é uma poderosa ferramenta que oferece uma série de benefícios comprovados à saúde física e mental, bem como ao desenvolvimento profissional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e estudos recentes têm demonstrado como a participação em atividades teatrais contribui para esse bem-estar integral.

Pesquisas indicam que o teatro pode ser uma forma eficaz de exercício físico, tanto quanto uma ida à academia. Rir, uma resposta comum ao teatro de comédia, não apenas envolve uma grande quantidade de músculos, mas também é comparável ao exercício aeróbico em termos de seus efeitos positivos para a saúde cardiovascular. Além disso, o choro, muitas vezes associado a emoções negativas, tem sido demonstrado em estudos científicos como tendo efeitos calmantes que reduzem a frequência cardíaca e promovem uma sensação de alívio.

Além dos benefícios físicos imediatos, o teatro também pode melhorar a memória e promover o pensamento abstrato, habilidades valiosas em diversas áreas da vida, incluindo a profissional. A participação em atividades artísticas em grupo tem sido associada a um retardo no envelhecimento patológico, fornecendo uma forma de terapia eficaz para combater os efeitos do envelhecimento. Estudos mostram que o envolvimento em atividades culturais, como o teatro, está diretamente ligado à felicidade e à qualidade de vida. Quanto mais frequente for o engajamento cultural, maior é a satisfação relatada com a vida. Pessoas que participam regularmente de atividades teatrais e culturais relatam níveis mais elevados de felicidade e bem-estar geral.

Em suma, o teatro não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma ferramenta valiosa para promover o bem-estar físico e mental, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Participar de atividades teatrais não só nos faz viver melhor, mas também nos faz viver mais tempo e com maior qualidade de vida.

Oportunidade de Desenvolvimento Pessoal e Artístico

O Unileste está oferecendo uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam explorar os benefícios do teatro para o desenvolvimento pessoal e profissional. Estão abertas as inscrições para o Projeto de Extensão “Teatro Universitário”, que será realizado aos sábados, das 14h às 17h, a partir do dia 06 de abril, na Sala de Artes, localizada no campus Coronel Fabriciano, ao lado do Teatro João Paulo II.

Para participar, basta preencher o formulário eletrônico disponível no link: Formulário de Inscrição. São oferecidas 30 vagas, abertas a toda comunidade interessada.

O projeto “Teatro Universitário” foi criado em 2010 com uma missão nobre: promover a arte na região do Vale do Aço, consolidar um movimento artístico-cultural na cena contemporânea e potencializar a expressividade autêntica, a criatividade e a presença no aqui e agora por meio dos jogos teatrais.

Segundo o professor-artista Gilson Magno, responsável pelo projeto, o exercício teatral vai além do entretenimento, promovendo reflexões dialógicas e experiências estéticas entre os participantes. Nas oficinas teatrais, serão trabalhadas questões como consciência corporal, despertar criativo-sensível, escuta ativa sobre si e sobre o outro, além de outras atividades como oficina de cenografia e adereços cênicos, máscaras teatrais, teatro do oprimido e cena autêntica.

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema