abr
Geral

Teatro é ferramenta valiosa para o bem-estar e para o desenvolvimento pessoal e profissional

O teatro não é apenas entretenimento; é uma poderosa ferramenta que oferece uma série de benefícios comprovados à saúde física e mental, bem como ao desenvolvimento profissional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e estudos recentes têm demonstrado como a participação em atividades teatrais contribui para esse bem-estar integral.

Pesquisas indicam que o teatro pode ser uma forma eficaz de exercício físico, tanto quanto uma ida à academia. Rir, uma resposta comum ao teatro de comédia, não apenas envolve uma grande quantidade de músculos, mas também é comparável ao exercício aeróbico em termos de seus efeitos positivos para a saúde cardiovascular. Além disso, o choro, muitas vezes associado a emoções negativas, tem sido demonstrado em estudos científicos como tendo efeitos calmantes que reduzem a frequência cardíaca e promovem uma sensação de alívio.

Além dos benefícios físicos imediatos, o teatro também pode melhorar a memória e promover o pensamento abstrato, habilidades valiosas em diversas áreas da vida, incluindo a profissional. A participação em atividades artísticas em grupo tem sido associada a um retardo no envelhecimento patológico, fornecendo uma forma de terapia eficaz para combater os efeitos do envelhecimento. Estudos mostram que o envolvimento em atividades culturais, como o teatro, está diretamente ligado à felicidade e à qualidade de vida. Quanto mais frequente for o engajamento cultural, maior é a satisfação relatada com a vida. Pessoas que participam regularmente de atividades teatrais e culturais relatam níveis mais elevados de felicidade e bem-estar geral.

Em suma, o teatro não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma ferramenta valiosa para promover o bem-estar físico e mental, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Participar de atividades teatrais não só nos faz viver melhor, mas também nos faz viver mais tempo e com maior qualidade de vida.

Oportunidade de Desenvolvimento Pessoal e Artístico

O Unileste está oferecendo uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam explorar os benefícios do teatro para o desenvolvimento pessoal e profissional. Estão abertas as inscrições para o Projeto de Extensão “Teatro Universitário”, que será realizado aos sábados, das 14h às 17h, a partir do dia 06 de abril, na Sala de Artes, localizada no campus Coronel Fabriciano, ao lado do Teatro João Paulo II.

Para participar, basta preencher o formulário eletrônico disponível no link: Formulário de Inscrição. São oferecidas 30 vagas, abertas a toda comunidade interessada.

O projeto “Teatro Universitário” foi criado em 2010 com uma missão nobre: promover a arte na região do Vale do Aço, consolidar um movimento artístico-cultural na cena contemporânea e potencializar a expressividade autêntica, a criatividade e a presença no aqui e agora por meio dos jogos teatrais.

Segundo o professor-artista Gilson Magno, responsável pelo projeto, o exercício teatral vai além do entretenimento, promovendo reflexões dialógicas e experiências estéticas entre os participantes. Nas oficinas teatrais, serão trabalhadas questões como consciência corporal, despertar criativo-sensível, escuta ativa sobre si e sobre o outro, além de outras atividades como oficina de cenografia e adereços cênicos, máscaras teatrais, teatro do oprimido e cena autêntica.

Publicado por Brenda Duarte

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024