Totalitarismo em pauta em Café Cinematográfico do Unileste

A Onda

Em clima de descontração e ao sabor de muitas guloseimas, os alunos do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) participarão, neste sábado (3/10), de mais uma edição do Café Cinematográfico, desta vez com a exibição do filme A Onda.

Com início às 9h, no Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano, o evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica. Os interessados devem levar alimentos que serão compartilhados em um café comunitário.

A Onda
Dirigido por Dennis Gansel, A Onda é baseado em livro homônimo de Morton Rhue. A trama se desenvolve em uma escola onde o professor Rainer Wenger tem dificuldades para explicar aos seus alunos como o povo aceitou a disseminação do nazismo na Alemanha. Quando um dos estudantes afirma que hoje em dia seria impossível um regime autoritário dar certo, por conta dos níveis de informação e educação das pessoas, o mestre decide fazer uma experiência. Rainer cria uma simulação dentro da sala de aula mostrando como o governo nazista conseguiu convencer a população.

Com exercícios de disciplina, os alunos logo passam a aceitar as ordens dadas pelo professor, assim como na época de Hitler. Os estudantes, então, se unem em um movimento intitulado A Onda. A simulação, que deveria acontecer apenas na sala de aula, toma as ruas da cidade e se torna cada vez mais violenta.

A arte imita a vida
O filme foi baseado em uma história real, que aconteceu em Palo Alto, na Califórnia, em 1967, quando o professor de história Ron Jones tentava explicar o nazismo para seus alunos. A experiência durou quase uma semana e fugiu do controle de Jones, que não pôde mais lecionar.

“A Onda é sucesso há mais de 20 anos e o livro se tornou leitura obrigatória em muitas escolas alemãs. Por isso, além de compartilharmos um café recheado de discussões sobre o universo do cinema, desta vez poderemos refletir sobre a origem do pensamento totalitário, e sua ligação com ideias, a princípio, positivas, como união e igualdade”, afirma o professor Rodrigo Cristiano Alves, organizador do evento.

3/10 – Café Cinematográfico
Filme: A Onda (Duração: 100 minutos)
9h – Auditório Padres do Trabalho, campus de Coronel Fabriciano

Os participantes devem levar alimentos que serão compartilhados em um café comunitário.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023