jul

Unileste abre inscrições para ’10ª Semana de Iniciação Científica’ e ‘1ª Semana de Extensão’

Os preparativos para a décima edição da ‘Semana de Iniciação Científica’ do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) já estão a todo vapor. Desta vez, o evento será acompanhado da realização da ‘1ª Semana de Extensão’, com a temática ‘Pesquisa e extensão: diferenciais acadêmicos’. As inscrições para apresentação de trabalhos estarão abertas até 19 de agosto pelo endereço eletrônico www.unileste.edu.br/portal/pesquisa/pic/semana. Os interessados em participar como ouvintes, entretanto, poderão efetuar inscrições até o dia 8 de setembro.

De acordo com a coordenadora de Iniciação Científica do Unileste, professora Carla Aredes Brum, o evento visa oportunizar o intercâmbio de conhecimentos por meio da divulgação dos resultados de trabalhos de pesquisa e Iniciação Científica, desenvolvidos nos ensinos médio e superior do Vale do Aço. “Queremos evidenciar a importância dos trabalhos científicos para o processo acadêmico e para o desenvolvimento regional, promovendo o contato entre pesquisadores, profissionais e alunos. Além disso, o evento provoca reflexões acerca da relevância das trocas entre academia e comunidade, possibilitadas pelos projetos de extensão universitária”, afirma.

A ‘10ª Semana de Iniciação Científica’ e a ‘I Semana de Extensão’ do Unileste serão realizadas entre os dias 21 e 23 de setembro de 2009, abertas à participação de estudantes, pesquisadores e profissionais de quaisquer instituições da região. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cic@unileste.edu.br.

Incentivo à pesquisa
Como estímulo ao ingresso no universo investigativo das pesquisas, o Unileste incentiva seus alunos de graduação a atuarem como jovens pesquisadores em projetos apresentados por professores da própria Instituição. No primeiro semestre deste ano, as comemorações pelos 40 anos de ensino superior do Unileste foram reforçadas pelo índice recorde de bolsas recebidas pela Instituição por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ao todo, 40 projetos de Iniciação Científica do Unileste foram agraciados com bolsas, superando em 30% o número alcançado em 2008.

Além das concessões aos estudantes universitários, a Instituição recebeu 15 bolsas BIC-Júnior, superando as 10 obtidas no último ano. O programa estimula a produção científica entre estudantes do ensino médio e profissionalizante das redes estadual, municipal e federal do Vale do Aço, por meio de bolsas de incentivo no valor de R$100 mensais.

Para o diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Unileste, doutor Marcelo Vieira Corrêa, o crescimento anual do número de bolsas recebidas representa o reconhecimento dos esforços de pesquisa e produção científica desempenhados pela Instituição. “Desenvolvemos projetos com o apoio da Fapemig desde 2003, e hoje alcançamos uma posição de destaque entre as instituições beneficiadas no Estado, com números proporcionais, inclusive, aos obtidos por universidades federais.” explica.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1