nov

Unileste anuncia Vestibular e lança novos cursos de Engenharia e Tecnologia

Soldagem

O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) anunciou neste sábado (7/11), durante as atividades do Encontrão Pré-Universitário, a oferta de quatro novos cursos superiores nas áreas de Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Soldagem e Tecnologia em Gestão Ambiental.

As vagas para os novos cursos já estão disponíveis no edital do Vestibular 1º/2010, publicado em www.unileste.edu.br/vestibular. As provas serão realizadas no dia 13/12, com inscrições abertas até 9 de dezembro de 2009.

De acordo com a pró-reitora acadêmica da Instituição, doutora Ana Marta Aparecida de Souza Inez, os novos cursos ofertados vão ao encontro das demandas do mercado, em âmbito regional e nacional. “O Unileste tem procurado se manter em sintonia com as tendências profissionais, primando pela formação de trabalhadores que correspondam aos perfis almejados pelas organizações”, declara.

Além dos novos cursos lançados, o Centro Universitário disponibiliza vagas em 29 outros cursos de graduação nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Exatas, Educação e Saúde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 283 7944.

Novos horizontes da Engenharia
Ainda segundo a pró-reitora, os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação ampliarão as possibilidades de formação do Centro Universitário na área de Ciências Exatas, compondo novos espaços de troca de conhecimentos por meio da interdisciplinaridade. “Não apenas os ingressantes serão beneficiados por essas novas possibilidades de graduação, como os demais alunos da área de Engenharia ganharão muito pelo contato com técnicas e saberes que se aproximam dentro do universo das Exatas”, destaca.

O engenheiro químico é um profissional apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos, projetar e controlar a construção e o funcionamento de instalações onde se realiza o preparo ou o tratamento químico. Além disso, ele é capacitado a realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes etapas operacionais, e a maneira pela qual se pode reduzir os custos de produção e conseguir um melhor controle de qualidade.

A Engenharia de Controle e Automação, por sua vez, utiliza recursos da Eletrônica, da Mecânica e da Informática para tornar processos manuais em semiautomáticos ou totalmente automáticos. A automação se dá por completa quando toda uma linha de produção funciona, do começo ao fim, sem a intervenção humana, agindo apenas pelo controle das próprias máquinas e controladores. Os engenheiros de automação têm amplo campo de atuação, podendo trabalhar na otimização de qualquer sistema em âmbito industrial.

Cursos de curta duração
Estruturados para atender a demandas específicas do mercado de trabalho, os cursos de Tecnologia em Soldagem e Tecnologia em Gestão Ambiental possuem curta duração (estimada em dois anos).

“Estes cursos se encaixam tanto àqueles que desejam uma rápida formação para ingresso no mercado de trabalho, quanto aos profissionais já graduados que procuram oportunidades de qualificação ou atualização em pontos específicos de sua área”, explica Ana Marta.

Outra vantagem é que o curto tempo de formação não impede a aquisição de outros títulos acadêmicos. “Além do diploma reconhecido pelo Ministério da Educação, esta modalidade de graduação possibilita a continuidade dos estudos tanto em nível de mestrado quanto de doutorado”, finaliza a pró-reitora.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023