fev
Geral

Unileste apoia Hospital de Fabriciano em ação para captar novos doadores de sangue

Para contribuir com a reposição do estoque de sangue da Fundação Hemominas, responsável pela distribuição de bolsas de sangue para diversos hospitais da região, como o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM), em Coronel Fabriciano, foi realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, ações de incentivo e cadastro de novos doadores, com participação dos estudantes de cursos da sáude do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste.

A iniciativa na segunda (26), realizada pelo HJMM, teve como ponto de encontro a  Praça da Estação, no centro do municipio, com realização de Blitz de Promoção à Saúde e aferição de pressão arterial, pelo curso de Enfermagem, aulão de alongamento e mobilidade oferecido pelo curso de Educação Física, e orientações sobre Saúde Bucal, conduzidas pelos estudantes de Odontologia. Além disso, acolhimento emocional e conscientização em favor das doações de sangue, realizados pela equipe de psicólogos e assistentes sociais do Hospital Municipal.

Já nesta terça-feira (27), das 8h às 11h, as atividades se concentraram no Centro de Especialidades Médicas, no bairro Silvio Pereira II. Neste dia, estudantes dos cursos de Enfermagem e Odontologia estiveram presentes para oferecer suporte e informações sobre a importância da doação de sangue e cuidados com a saúde bucal.

Sobre a importância do ato, a enfermeira Daniela dos Santos, que atua no HJMM e no curso de Enfermagem do Unileste, explica que a demanda por sangue é constante e, por isso, é de extrema importância para a saúde pública que mais pessoas se tornem doadores. “A cada dia, milhares de pessoas precisam de transfusões de sangue para sobreviver. Ao doar sangue, você pode salvar até quatro vidas. Uma única bolsa de sangue pode ser dividida em diferentes componentes, que podem ser utilizados para ajudar diferentes pacientes”, finaliza.

Triagem e agendamento

Além dos dias 26 e 27 de fevereiro, os interessados em doar podem realizar agendamento pelo telefone (31) 3406-7374 ou WhatsApp (31) 7246-0027. Caso esteja apto, o doador é direcionado para a captação do sangue no Hemominas de Governador Valadares. O transporte de ida e volta é gratuito, oferecido pela Prefeitura.

Como ser doador?

Para se tornar um doador de sangue, é fundamental estar em boas condições de saúde, possuir idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e descansado no momento da doação, além de apresentar um documento original e oficial com foto.

As pessoas que anteriormente já realizaram doações devem respeitar os intervalos adequados para doar. Para os homens, o período mínimo é de 60 dias, permitindo até quatro doações por ano; já para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, com até três doações anuais.

Curiosidade

Durante o processo de coleta, apenas 450ml de sangue são retirados do doador. O organismo é capaz de repor esse volume em apenas 72 horas. No entanto, esse pequeno gesto pode resultar em uma ação de grande impacto, uma vez que o sangue coletado pode ser separado em diversos componentes, adequados para diferentes tipos de transfusões, podendo salvar até quatro vidas com uma única doação.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024