Unileste comemora Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho com ações de conscientização popular

Comemorando com ações concretas o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho, os cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Enfermagem do Trabalho do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promovem, na mesma data, a aplicação de treinamento educativo para os colaboradores da empresa Tudo Eletro, em Timóteo. A atividade é fruto de pesquisas desenvolvidas por docentes da Instituição, que apontam que parte expressiva dos acidentes de trabalho contabilizados no Colar Metropolitano do Vale do Aço acontece durante os deslocamentos decorrentes das atividades laborais.

O estudo, realizado pelas professoras Marluce Queiroz (Unileste), Andrea Souza (Universidade Federal do Espírito Santo), Márcia Santos e Ivone Rocha (Prefeitura Municipal de Ipatinga), revela que o índice de acidentes de trabalho ligados ao trânsito na região é superior ao apontado pelo Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) para o estado de Minas Gerais. “E é importante ressaltar que a maior parte dos acidentes registrados estava associada à não observância das leis de trânsito, o que denuncia a necessidade de ações educativas nesse sentido” afirma Marluce.

Ação educativa
Buscando promover a conscientização popular, atividades educativas como treinamentos em ambientes organizacionais e palestras em escolas do ensino médio da região têm sido empreendidas como parte do projeto de extensão ‘Educação no trânsito: ferramenta para a vida’, idealizado pela professora Marluce Queiroz, tendo como base o trabalho de conclusão de curso da aluna Cláudia Maria Assis, do curso de Engenharia de Produção.

“O projeto propõe ações interdisciplinares, em que os estudantes de Engenharia de Segurança e Engenharia de Produção promovem a conscientização dos trabalhadores em relação às normas de circulação no trânsito, enquanto os alunos de Enfermagem do Trabalho realizam a capacitação em termos de aplicação dos primeiros socorros”, explica Marley Alvim, coordenadora geral dos cursos de pós-graduação do Unileste-MG.

“Atividades como esta que desenvolveremos na Tudo Eletro são importantes porque existem pessoas que não sabem, por exemplo, como agir em um acidente com vítimas. Assim como é comum que pessoas acidentadas sofram traumas, ou agravamento de sequelas, em decorrência da prestação de primeiros socorros de maneira inadequada. Situações assim poderiam ser evitadas por meio de um trabalho ativo de conscientização”, completa Marluce.

Como participar
Escolas e empresas do Vale do Aço interessadas em receber o projeto ‘Educação no trânsito: ferramenta para a vida’ poderão enviar e-mails para extensao@unileste.edu.br, solicitando sua inclusão no cadastro de participantes. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5677.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1