Unileste completa 55 anos no dia 1º de abril

A trajetória do Unileste é marcada por sonhos realizados e conquistas significativas. Iniciando sua história em 1969 como Universidade do Trabalho, fundada pelo Padre Joseph Cornélius Maria De Man, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais desempenhou um papel fundamental na expansão do acesso ao ensino superior no Vale do Aço. Em 1983, ao integrar-se à PUC-MG, tornou-se a primeira unidade fora da capital, Belo Horizonte. Na década de 1990, o Instituto Católico de Minas Gerais (ICMG), sob a liderança do Bispo Dom Lelis Lara, assumiu a responsabilidade pela continuidade das atividades educacionais após a desvinculação da PUC-MG.

A partir do ano 2000, o Unileste consolidou-se como um Centro Universitário, ampliando sua oferta de cursos e áreas de atuação. Em 2005, a gestão institucional foi assumida pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), fortalecendo ainda mais sua missão e valores. Em 2010, o reconhecimento como a melhor instituição de ensino superior do Leste de Minas Gerais pelo MEC foi alcançado, um título que se mantém até os dias de hoje. Além disso, o Unileste figura entre os quatro melhores Centros Universitários privados do estado.

Ao longo de 55 anos, quase 30 mil pessoas se graduaram nos campi do Unileste. Nos últimos cinco anos, mais de 8 mil novos profissionais foram formados. “Celebramos 55 anos de história em 1º de abril, e essa marca é motivo de grande orgulho para o Unileste. Durante essa jornada, construímos uma sólida trajetória de compromisso com a educação de qualidade e a transformação social”, enfatiza o Dr. Genésio Zeferino, Reitor.

Comprometido com a excelência e a transformação social, o Centro Universitário prioriza uma educação de qualidade, com foco na formação integral do estudante. Investe em infraestrutura moderna, possui um corpo docente altamente qualificado e promove projetos inovadores que preparam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, o Unileste desenvolve diversas ações de extensão que beneficiam a comunidade, com projetos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, sempre olhando para o futuro com otimismo e confiança.

Publicado por Brenda Duarte

25 abril 2024