Unileste e Cenibra conduzem pesquisa para controle natural de pragas em plantações de eucalipto

Praga

Uma parceria firmada entre o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) e a Cenibra promete estabelecer um novo método de manutenção do equilíbrio ecológico nas plantações de eucalipto da região. A partir de pesquisas empreendidas por ambas instituições, vespas Tchograma têm sido cultivadas em laboratório para controle natural das lagartas Euselasia, que causam danos aos plantios de eucalipto na época mais seca do ano.

“A Euselasia é uma espécie de lagarta desfolhadora, e que dá origem a uma pequena borboleta. Quando presente em grande quantidade, este inseto causa danos significativos às plantações, pois ao comerem folhas, as lagartas reduzem o crescimento das árvores, prejudicando a produção de madeira de eucalipto”, explica Alex Medeiros, responsável pela área de proteção florestal da Cenibra.

No entanto, os ataques da lagarta têm sido naturalmente controlados por uma vespa de tamanho diminuto, chamada Tchograma, que ao colocar seus ovos em cima dos ovos da Euselasia, impede que os últimos eclodam, matando-os. “Embora o controle das lagartas já seja executado em algumas áreas da Cenibra, agora o mesmo poderá ser ampliado por meio da criação das Tchograma em laboratório”, afirma Alex.

Criatório
Em primeiro lugar, a criação das vespas em laboratório passou por um complexo processo de pesquisas para domínio da técnica de criação de traças, que servem de alimento das Tchograma. “Apenas após a criação das traças ou hospedeiros, como denominamos, partimos para a criação das vespas, fundamentados em estudos sobre as condições ambientais adequadas para a procriação e o desenvolvimento desses insetos”, declara a pesquisadora Tânia Gonçalves dos Santos, professora do curso de Ciências Biológicas do Unileste.

O estudo da Euselasia como praga das plantações de eucalipto, e do controle natural deste inseto por meio das vespas Tchograma vem sendo desenvolvido pelo Unileste há cinco anos. “Toda a pesquisa tem sido conduzida com muito critério e de maneira minuciosa. Analisamos todo o ciclo de vida e o comportamento natural da Euselasia e da Tchograma até nos capacitarmos à criação das vespas em laboratório. E o resultado dessa parceria é um ganho duplo: o Unileste promove a melhor formação de seus alunos, por meio de oportunidades de vivência da pesquisa aplicada ao mercado, e a Cenibra se protege do ataque das lagartas de maneira sustentável”, conclui a professora.

Atualmente, as vespas cultivadas em laboratório estão sendo monitoradas pelos pesquisadores com vistas ao aumento da população produzida. Acredita-se que, em breve, a soltura das Tchograma poderá ser realizada em resposta à detecção da proliferação da Euselasia nas plantações de eucalipto.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023