2016
abr
11
Geral

Unileste incentiva projeto de Incubadoras de empresas no Vale do Aço

Foi realizada na última quinta-feira (7), no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), uma reunião entre empresas, órgãos públicos e representantes da sociedade civil para formação de um grupo de trabalho para elaboração do projeto de Incubadoras de empresas no Vale do Aço. O encontro teve como objetivo a apresentação da proposta de Incubadora de Empresas aos parceiros do projeto na região.  

Segundo Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor do Unileste, foi um momento de apresentação e conceituação do projeto. “O encontro teve como objetivo o nivelamento de informações sobre o tema, apresentando alguns conceitos, tipos de incubadoras, formas de organização e demandas para implementação do projeto”, explica o reitor.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Sebrae, do Núcleo de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL Vale do Aço), do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço (SINDIMIVA), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG Regional Vale do Aço), da Prefeitura de Ipatinga, da Ordem dos Advogados (OAB de Cel. Fabriciano) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), além do Unileste, que sediou a reunião.

De acordo com o reitor, após a apresentação e discussões com os parceiros, decidiu-se que o melhor formato para a incubadora no Vale do Aço é a Incubadora de Base Tecnológica, levando em consideração o perfil da região, as demandas do APL e a consonância com outros movimentos já em desenvolvimento na RMVA. Tais como a constituição do APL do Setor Metal Mecânico e do Centro de Excelência em Engenharia (CEE).

Na reunião, também ficou estabelecido que o projeto será integrado ao movimento do APL e do CEE. Para o reitor, a decisão permite que esforços se unam, otimizando recursos, integrando forças para propiciar melhores possibilidades de implementação do projeto.

O que é uma incubadora de empresas?
Segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), uma Incubadora de Empresas pode ser definida como um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços e empresas de base tecnológica, por meio da formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1 
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano