jun

Unileste lança Prêmio e homenageia imprensa regional

Prêmio de Mídia

_x000D_

Buscando valorizar o trabalho daqueles que atuam pela democratização da informação no Vale do Aço, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) lança hoje (16/6) o edital para abertura de inscrições para o Prêmio Unileste de Mídia 2010. Todos os veículos de comunicação dos gêneros impresso (jornais), webjornalismo, radiojornalismo e telejornalismo estão convidados a participar. O prazo de inscrições se estende até o dia 15 de julho, e os vencedores serão homenageados em solenidade de premiação no dia 26 de agosto.

_x000D_

Para concessão do Prêmio, serão analisadas reportagens veiculadas no período de maio de 2009 a maio de 2010. As matérias jornalísticas inscritas deverão se dedicar a assuntos relacionados ao tema Responsabilidade Social, e os veículos concorrentes serão premiados em quatro diferentes modalidades, de acordo com seu ramo de atuação.

_x000D_

Os veículos vencedores do concurso serão agraciados com troféus e bolsas de estudos parciais para qualquer curso de pós-graduação do Unileste. Os repórteres autores das matérias vencedoras também serão homenageados com placas e certificados de honra ao mérito.

_x000D_

“Além de estimular a difusão de iniciativas no campo da Responsabilidade Social, o Prêmio Unileste de Mídia tem como objetivo valorizar o trabalho da imprensa regional, manifestando o reconhecimento da Instituição sobre a importância da prática jornalística para a manutenção de uma sociedade democrática”, afirma Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor. Os interessados em participar do concurso poderão ter acesso ao edital no site www.unileste.edu.br/premiodemidia.

Seleção
O processo de avaliação das reportagens inscritas se dará a partir da formação de uma Comissão Julgadora, composta por um acadêmico e seis profissionais ligados à área de Comunicação Social. Os critérios de análise foram definidos de acordo com as características de cada uma das modalidades do Prêmio, respeitando as especificidades de cada meio, suas particularidades técnicas e conceituais.

_x000D_

O julgamento dos trabalhos será realizado individualmente por cada jurado. Os resultados serão apurados pela equipe organizadora do concurso e mantidos em sigilo até a data da solenidade de premiação.

Qualidade e responsabilidade
Tânia da Costa Rangel Alves, diretora de planejamento e desenvolvimento do Unileste, ressalta que a iniciativa dá visibilidade ao papel social, político e cultural da imprensa. “Diante das transformações que têm povoado o campo da Comunicação Social, o Prêmio Unileste de Mídia vem valorizar a qualidade das informações prestadas à população e a responsabilidade embutida na prática do Jornalismo”, destaca.

_x000D_

As reportagens eleitas pela Comissão Julgadora serão exibidas durante solenidade especial no dia 26 de agosto, no Teatro João Paulo II, no campus universitário de Coronel Fabriciano. A inscrição para participação no Prêmio Unileste de Mídia é gratuita.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1