Unileste promove festival de dança e ginástica com entrada gratuita

_x000D_

Neste sábado (29), a magia da dança vai invadir o palco do Teatro João Paulo II do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), campus Coronel Fabriciano, por meio das apresentações dos projetos de extensão Festival da Plateia para o Palco e UnilesteGym, do curso de Educação Física. Com início às 20h, as apresentações são abertas ao público e têm entrada gratuita.

_x000D_

No palco, cerca de 150 participantes dos projetos Academia de Ginástica e Trampolins, AtivaIdade, além de graduandos de diversos períodos, se revezarão durante a execução de coreografias de ginástica acrobática, aeróbica e de academia, step, jump e danças folclóricas.

_x000D_

Para encantar o público, nesta edição, o evento tem como tema Sons do Brasil. “Mais do que valorizar a cultura brasileira, por meio da escolha de músicas de compositores e cantores nacionais, a atividade mostra que a prática de atividade física é saudável, agradável e acessível a todos, uma vez que a idade do público atendido pelos projetos varia de 8 a 80 anos”, afirma a professora Iula Lamounier Lucca, responsável pela organização do evento junto as professores Heloísa Rabelo e Flávia Costa.

_x000D_

Integração e qualidade de vida
Explorando a relação corpo, música e movimento, as 14 coreografias que serão apresentadas buscam apresentar à população resultados dos trabalhos desenvolvidos junto à comunidade. “Por meio do espetáculo, as famílias e os amigos dos participantes podem acompanhar sua evolução. E a própria criança passa a ter um incentivo a mais para seu desenvolvimento técnico nas modalidades tanto da dança como da ginástica”, destaca Flávia Costa, professora e coordenadora da Academia de Ginástica e Trampolins.

_x000D_

Para a professora Heloísa Rabelo, além de contribuírem para a disseminação de hábitos saudáveis e para o aumento da qualidade de vida de seus envolvidos, os projetos de extensão de Educação Física têm finalidade inclusiva, favorecendo a integração de indivíduos de diferentes faixas etárias, origens e classes sociais. “As ginásticas de academia, como aerodance, jump e step dance exigem agilidade, mas a integração dos participantes favorece o respeito aos limites de cada um”, afirma.

Vivência prática
Além de abranger diferentes perfis em torno da atividade física, o Unilestegym e o Festival da Plateia para o Palco fecham com chave de ouro a prática profissional vivenciada pelos alunos durante o semestre letivo, coroando a aplicação da teoria adquirida em sala de aula com a prática desempenhada junto à comunidade. “O espetáculo é reflexo do desenvolvimento dos alunos nas disciplinas. Eles realmente vivem na prática o que aprenderam”, finaliza Iula Lucca.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023