maio

Unileste sedia encontro estadual de escoteiros

Escoteiros

Quem na infância ou adolescência nunca desejou ser um escoteiro? Conforme a União dos Escoteiros do Brasil, o propósito do escotismo é contribuir para que os jovens participantes assumam seu próprio desenvolvimento, proporcionando um bom desempenho nas atividades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, além de crescimento enquanto cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade.

Somente no Vale do Aço, cerca de 300 jovens participam do movimento escoteiro, divididos em quatro grupos: Xavante e Júlio Verne (Ipatinga), Tapajós (Coronel Fabriciano) e Jequitibá (Timóteo). Com o objetivo de fortalecer esta prática, nos dias 15 e 16 de maio, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), campus Coronel Fabriciano, sediará a 4ª Indaba Regional de Ramos e Institucional. Aberto ao público mediante inscrição prévia, o evento reunirá diversos grupos escoteiros de Minas Gerais.

Aprimoramento
De acordo com Carlos Magno de Almeida, coordenador do Distrito Escoteiro Vale do Aço, é a primeira vez que o encontro é realizado nesta unidade regional de escotismo, que compreende, ainda, grupos de Teófilo Otoni, Itabira, Raul Soares, Águas Formosas, Aimorés, Governador Valadares e João Monlevade. “Além de um espaço para a realização da capacitação, atualização de informações e integração dos escoteiros, o evento é um excelente momento para que as pessoas interessadas possam conhecer melhor o movimento e os seus propósitos”, explica.

A expectativa do encontro, que é promovido pela diretoria da Região Escoteira de Minas Gerais, é receber cerca de 300 participantes. “Buscamos reunir um número significativo de escoteiros e voluntários para um momento de aprimoramento e trocas de experiências necessárias às nossas práticas. Na oportunidade, também serão repassadas as atualizações referentes ao movimento escoteiro”, afirma Carlos Almeida.

Inscrições
Os interessados em participar da 4ª Indaba Regional de Ramos e Institucional devem se inscrever no site da Região Escoteira de Minas Gerais (www.uebmg.org.br). O investimento é de R$ 35 e dá direito a alimentação, um distintivo e certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 8611-5676 (Carlos Almeida).

Movimento Escoteiro
Fundado pelo Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907, o escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. Sua proposta é o desenvolvimento do jovem através de um sistema de valores que prioriza a honra e se baseia na promessa e na lei escoteira. Por meio da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, o movimento faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

No Vale do Aço as reuniões dos quatro grupos de escoteiros acontecem aos sábados. Podem participar do movimento crianças a partir de sete anos, adolescentes e adultos. Para mais informações e inscrições, os interessados devem procurar as sedes dos grupos nos locais e horários abaixo indicados:

Grupo Escoteiro Xavante
Rua Doutor Manoel, s/n, Bairro Bom Retiro, Ipatinga (Escola do Bom Retiro)
Contatos: 3848-7648 (Rita) / e-mail: ch.bazilio@gmail.com

Grupo Escoteiro Tapajós
Rua Amazonas, 141, Bairro dos Professores, Coronel Fabriciano
Contatos: 3846-2925 (Ronaldo) / robarros28@gmail.com

Grupo Escoteiro Julio Verne
Av. José Julio da Costa, 2.455, Bairro Ideal, Ipatinga
Contatos: 3824-1902 / 8725-2909 (Arimathea) – arimathearocha@uol.com.br
Reuniões aos sábados – de 9h às 11h

Grupo Escoteiro Jequitibá