Unileste sedia ‘I Simpósio Socioambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço’

Discussões sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação

Com o objetivo de fomentar discussões sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação, o Instituto Interagir promove, nos dias 28 e 29 de agosto, o ‘I Simpósio Socioambiental da Região Metropolitana do Vale do Aço’. As atividades serão realizadas no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), com abertura prevista para as 19h no Teatro João Paulo II, campus de Coronel Fabriciano.

Segundo o geógrafo Alessandro de Sá, ex-aluno do Unileste e atual diretor administrativo do Instituto, “as questões relativas ao meio ambiente são uma preocupação crescente de grande parte da sociedade. E no Vale do Aço não poderia ser diferente, por isso nos empenhamos na realização do Simpósio”, afirma. Com a temática ‘Conjuntura atual e novas perspectivas’, o evento pretende promover a integração entre profissionais, pesquisadores, universitários e alunos dos níveis médio e profissionalizante em torno de discussões sobre os desafios e potencialidades da Região Metropolitana do Vale do Aço no tocante às questões ambientais.

Os interessados em participar já podem efetuar inscrições nos campi do Unileste em Ipatinga e Coronel Fabriciano. Os participantes receberão certificados de participação com carga horária máxima de 12 horas. Outras informações sobre o evento encontram-se disponíveis em www.institutointeragir.org.br.

Programação
Entre as atividades programadas para o Simpósio, constam palestras sobre temas como Legislação ambiental, Recomposição de mata ciliar do Rio Piracicaba, Planejamento ambiental, Gestão de resíduos sólidos, Saúde Pública, Biodiversidade e Unidade de Conservação. As palestras e mesas redondas serão coordenadas por representantes de empresas de renome nacional, como Usiminas, Cenibra e Vital Engenharia. “Queremos socializar o conhecimento, contribuindo para a conscientização das pessoas sobre a importância da sustentabilidade de nossas ações econômicas e sociais. Só assim conseguiremos construir um futuro mais verde e limpo”, afirma.

Missão
O Instituto Interagir nasceu com a nobre missão de discutir os desafios de expansão urbana e industrial do Vale do Aço, analisando os conceitos de qualidade de vida, segurança, habitação e educação, inseridos no atual contexto da Região Metropolitana. A iniciativa surgiu com o objetivo primordial de atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio e técnico, mas ampliou-se, contemplando grupos universitários, turísticos e empresariais da região.

“Com a criação do Instituto, conseguimos transformar o conhecimento adquirido na academia em atuação de campo, e temos certeza de que essa proposta renderá frutos de educação, conscientização e capacitação em todos os grupos com os quais temos trabalhado”, conclui Alessandro.

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1