jun

Unileste tem acesso a Portal de Periódicos da Capes

A partir de agora o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) também faz parte do seleto grupo de instituições de ensino com acesso gratuito ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), umas das mais ricas e completas fontes de pesquisa disponíveis no Brasil. O acesso é restrito a usuários autorizados, em terminais ligados à internet através de provedores das instituições participantes. No Unileste, alunos, professores e funcionários já podem realizar consultas ao Portal em qualquer máquina da Instituição, sem necessidade de senha ou identificação pessoal.

Jacqueline Dias Cabral, coordenadora do Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário, explica que o acesso disponibilizado pela Capes corresponde às bases de dados Scopus (www.scopus.com/home.url), reconhecida como maior acervo bibliográfico internacional, e Science Direct (www.sciencedirect.com), que contém mais de 25% de toda a informação em texto completo nas áreas de ciência, tecnologia e medicina publicada mundialmente, além de oferecer uma rica coleção de mais de 2.500 títulos de revistas, sendo aproximadamente 2.300 disponíveis em texto completo para o Portal.

“Ao todo, 101 instituições foram convidadas pela Capes para acesso ao Portal, das quais 75 passaram nos critérios de análise de mérito para receber o acesso. Destas, 51 são particulares, 13 são estaduais e municipais e 11 são Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). O Unileste foi contemplado por ser uma instituição de ensino sem fins lucrativos e por oferecer curso de mestrado reconhecido pela própria Capes”, detalha Jacqueline.

Capacitação para acesso
Conforme orientações da Capes, cabe aos bibliotecários das instituições participantes promoverem a utilização dos recursos do Portal através de apresentações, treinamentos e divulgação à comunidade acadêmica. Como este objetivo, a bibliotecária do Unileste, Elizabeth Aparecida Lopes, participou de uma capacitação em Brasília para utilização das bases de dados Scopus e Science Direct.

Outras informações e orientações sobre o acesso ao Portal podem ser obtidas diretamente na Biblioteca Central, campus Coronel Fabriciano, ou pelos telefones (31) 3846-5545, 3846-5546, 3846-5547, com as bibliotecárias Elizabeth Lopes e Ilma Maria.

10 anos de implantação
Em 2010 o Portal de Periódicos da Capes comemora 10 anos de implantação. O Portal é uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atualmente atende a um grupo de mais de 300 instituições, dentre entidades públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 21 mil títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.

Dada a sua relevância no cenário da pós-graduação brasileira, o Portal de Periódicos tem se consolidado como objeto de estudo, sendo investigado por pesquisadores e grupos de pesquisa de áreas como Ciência da Informação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Computação, dentre outras.

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023