set

VII Semana de Biologia do Unileste aborda a evolução da vida

Charles Darwin Darwin introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção naturalEm comemoração aos 150 anos da Teoria da Seleção Natural, e aos 200 anos de seu autor, Charles Darwin, entre os dias 30/9 e 2/10, o Diretório Acadêmico do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove a VII Semana de Biologia. O evento coloca em discussão o tema Evolução da vida: Darwin e a origem das espécies, e propõe atividades que serão desenvolvidas nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga. A programação conta com o apoio da coordenação do curso e é aberta ao público externo, mediante a realização prévia de inscrição.

_x000D_

De acordo com o presidente do Diretório Acadêmico, André Luiz Assis Gomes, “A VII Semana de Biologia é uma oportunidade de enriquecimento do processo de aprendizagem e integração dos alunos do curso com estudantes de outras instituições, profissionais da área, pesquisadores e demais participantes”, afirma.

Seleção natural
Darwin (1809 – 1882) começou a se interessar por história natural na universidade, enquanto era estudante de Medicina e, depois, de Teologia. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que outros, antes dele, tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

_x000D_

Em seu livro de 1859, A origem das espécies (On the origin of species by means of natural selection), ele introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. “A Teoria da Seleção Natural é extremamente importante para o entendimento da origem das espécies vegetais e animais, pois explica como os organismos evoluem ao longo da história, tomando como base o princípio de que somente os mais bem adaptados sobrevivem ao processo de seleção imposto pelo ambiente”, explica professor Cleber Ribeiro, que proferirá a palestra de abertura do evento.

_x000D_

Darwin continuou sua pesquisa escrevendo uma série de livros sobre plantas, animais e o homem, incluindo A descendência do homem e seleção em relação ao sexo (1871) e A expressão da emoção em homens e animais (1872). Em reconhecimento à importância do seu trabalho, o cientista foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.

Inscrições
Os alunos do Unileste associados ao Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas poderão inscrever-se com gratuidade para participação nas palestras e, mediante o investimento de R$ 5 para participação em minicursos. Já para os não associados ao DA, o investimento para inscrição nas palestras é de R$ 25, e de R$ 15 para participação nos minicursos. As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, de 15h às 21h, na sala B-208, campus de Ipatinga. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail da_biologia@yahoo.com.br ou com André Luiz no telefone (31) 8544-7657.

_x000D_

Clique aqui e confira a programação

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano