jul

Unileste estabelece parceria com a Câmara Municipal de Ipatinga

Ação conjunta realiza atividades de formação em relação à Covid-19 no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O projeto de extensão “Educação no Trânsito”, em parceira com a Gerência de Comunicação e Marketing do Unileste, estabelece parceria com a Câmara Municipal de Ipatinga para a divulgação de métodos e dicas de prevenção, por meio de materiais on-line, à contaminação da Covid-19. A proposta contempla diretrizes estabelecidas e recomendadas pelo Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho.

O material criado pela instituição, agora ficará disponível também no portal da Câmara, com ação iniciada na semana em que se celebra, no Brasil, o “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho”. A data, celebrada no dia 27 de julho, foi instituída com o objetivo de estimular os métodos de controle ao nível ambiental e pessoal prevenindo a ocorrência de morbimortalidades no ambiente de trabalho.

O Ministério do Trabalho afirma que esses sinistros propagam-se em movimento espiral, desse modo, atingem, em primeira instância, o trabalhador e depois se ampliam com repercussões negativas para a família, empresa, ou seja, toda a sociedade civil organizada. Segundo o Ministério da Previdência, os gastos anuais com pagamento de benefícios acidentários ultrapassam os 14 bilhões de reais, podendo comprometer a estabilidade socioeconômica do País.

A professora e doutora Marluce Teixeira Andrade Queiroz, coordenadora do projeto extensionista, destaca que a motivação para a concretização dessa parceria relaciona-se com as oportunidades de contribuição para mitigação dos transtornos socioambientais, possibilitando o acesso às informações sobre segurança no trânsito, segurança pessoal e no trabalho neste cenário de pandemia. “Os materiais produzidos buscaram reforçar os cuidados que devem ser adotados pelos cidadãos, lembrando-os e incentivando-os quanto ao uso correto das máscaras de tecidos, higienização das mãos, cuidados no trânsito e enfatizando a importância do distanciamento social”, destaca a docente.

Para o professor Antônio Machado Filho, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, essas ações da extensão universitária representam o compartilhamento com o público externo do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos. “Os discentes participaram efetivamente no processo de construção dos materiais didáticos no âmbito do projeto de extensão de educação no trânsito, desse modo, vivenciaram os desafios da inter/transdisciplinaridade sendo preparados para os desafios profissionais”, finaliza o coordenador.

Para a coordenadora de Estudos e Projetos da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga, servidora Marli Teixeira de Andrade, as atividades contribuem para alinhar gestores e servidores aos procedimentos institucionais em relação aos protocolos de seguros e recomendados.  “Mesmo com a circulação de notícias através de jornais e mídias sociais é importante esse reforço que contribui para estabelecer o uso correto das técnicas de prevenção. Portanto, é nosso objetivo que a comunidade seja conscientizada ao máximo tornando Ipatinga uma referência em termos de prevenção. Certamente essa parceria realizada com o Unileste é um auxílio importante nesse processo evidenciando a sensibilidade da Instituição em contribuir para que o município dissemine a adoção de novos hábitos”, finaliza.

Clique aqui para conferir os materiais!

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

30 abril 2024