2020
dez
14
Notícias

Centro de Reabilitação do Unileste entrega cadeiras de rodas adaptadas

Devido à situação de pandemia, cadeirantes e acompanhantes deverão utilizar máscara de proteção e comparecer no horário agendado para a entrega do equipamento de locomoção.

 O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, localizado nas dependências do Unileste, realiza entrega de 132 cadeiras de rodas e 31 cadeiras de banho adaptadas para pessoas com deficiência física das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga.

Os equipamentos de locomoção foram fabricados a partir das medidas e necessidades funcionais de cada paciente. Só em 2020, o CER II fará a entrega de 283 cadeiras de rodas e mais de 680 próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção no último trimestre. E em 2019, foram realizados quase 8 mil atendimentos a pessoas com deficiência física e visual.

Segundo a fisioterapeuta e coordenadora do CER II, Cristiane Carvalho, a equipe busca entregar aos pacientes materiais de qualidade e que permitam maior qualidade de vida e bem-estar. “O fornecimento de equipamentos personalizados, com as adaptações individualizadas, faz toda diferença, pois promove um posicionamento adequado da pessoa, contribui para o aumento de mobilidade, autonomia, conforto, previne deformidades, favorece a integridade da pele, melhora as funções fisiológicas e contribui para a socialização do cadeirante”, afirma.

As entregas, que iniciaram na manhã desta segunda-feira (14), e se estenderão até a sexta-feira (18), irão ocorrer no Campus do Unileste, em Ipatinga – no Bairro Bom Retiro. Antes da fabricação das cadeiras, os pacientes passaram por um diagnóstico o qual foi avaliado o tipo de cadeira adequado, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos de segurança, entre outros. Além disso, cadeiras de rodas motorizadas, de banho e mesa para atividades (acessório) também serão fornecidos aos pacientes do CER II.

Fabricação

Nos últimos meses, foi realizado o processo de pré-fabricação das cadeiras, observando o diagnóstico e medidas de cada cadeirante. Agora, durante as entregas, cada pessoa que irá receber o equipamento de locomoção também realiza uma prova final da cadeira, direto na espuma. Se for observada a necessidade de ajustes, a empresa fabricante contratada realiza as correções e finalização em uma oficina montada no campus do Centro Universitário. E logo após é agendada a entrega do equipamento com as alterações para o paciente.

Medidas de Segurança

Devido à situação pandêmica no Vale do Aço, os cadeirantes que irão receber os novos equipamentos e seus acompanhantes devem comparecer no horário previamente agendado. Esses deverão utilizar máscara de proteção e realizar a aferição de temperatura para entrar no campus do Unileste. Pacientes e/ou acompanhantes que apresentem sintomas gripais, febre, falta de ar, dores no corpo, na cabeça ou enjoo, nos últimos 10 dias, deverá comunicar o CER II pelo telefone (31) 3846-5585, para que o atendimento ou entrega de material seja reagendado.

Segundo a coordenadora Cristiane, mesmo em um cenário desafiador e com muitas mudanças em 2020, os serviços gratuitos ofertados pelo Centro de Reabilitação não podiam parar. “Desde o início da pandemia da Covid-19 implementamos planos para dar continuidade aos atendimentos e garantir que os pacientes deem prosseguimento no processo de reabilitação  de forma responsável e organizada”, avalia.

Desde então, o CER II mantém protocolo periódico de higienização, uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais e adequações dos espaços e equipamentos para atendimento. Além disso, priorizou a realização de atendimentos individualizados e monitoramento por telefone e videoconferência, principalmente com os pacientes do grupo de risco da Covid.

Atendimentos

Para ter acesso aos serviços gratuitos oferecidos pelo CER II, é preciso solicitar Encaminhamento ou Tratamento Fora de Domicílio – TFD na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar cópias de documentos de identificação e comprovante de residência e entregar no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente para autorização e início do tratamento.

O CER II

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II, alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e suas Diretrizes, atende gratuitamente pacientes com deficiência físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de 86 municípios provenientes das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga. Para as microrregiões de Governador Valadares, Mantena, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí e São João Evangelista é ofertada apenas a reabilitação visual.

Os atendimentos terapêuticos e solicitações de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção são prestados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar que se dedica à avaliação, prescrição, preparação e tratamento especializado para cada paciente. Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem; fisioterapia; fonoaudiologia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida.

O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema