2022
abr
01
Notícias

CER II leva mobilidade e inclusão a pacientes com entrega de cadeiras de rodas adaptadas

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual – CER II do Unileste, proporciona mobilidade e acessibilidade a pessoas com deficiência física das microrregiões de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Caratinga, com a entrega de 160 equipamentos de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho. As entregas, que iniciaram na segunda-feira (28), se estendem até hoje, 1º de abril, em Ipatinga.

Antes da fabricação dos equipamentos, os pacientes passaram por um diagnóstico o qual foi avaliado o tipo de cadeira mais adequada, necessidades específicas para encosto do tronco e cabeça, braços, pés, almofadas, cintos, entre outros. “É muito importante que o meio auxiliar de locomoção atenda as particularidades funcionais e terapêuticas de cada paciente. O equipamento sob medida, adaptado, além de viabilizar a locomoção do indivíduo, proporciona mais autonomia, inclusão e melhora a qualidade de vida do cadeirante”, destaca o enfermeiro e coordenador do CER II, Diogo Emerick.

Magda acompanhando a filha Thaynara.

Magda acompanhando a filha Thaynara.

A entrega emocionou Magda Sueli Coelho Garonci, mãe da paciente Thaynara Micaelly C. C. Garonci, que é acompanhada pelo CER II desde 2009. “A cadeira de rodas, feita especialmente para Thaynara, vai dar a ela um conforto maior para alimentação e deslocamento, além de auxiliá-la também na correção da postura. Antes, a alimentação dela era um momento de preocupação, pois a cadeira que ela usava não era adaptada e isso a fazia escorregar durante a refeição, causando engasgos. Com a cadeira de rodas adaptada com a mesa de atividades vai ficar tudo mais prático e adequado”, observa Magda.

Já pacientes com patologias físicas severas como tetraplegia, doença neuromotora, distrofia muscular, miopatias congênitas, entre outras, são indicados ao uso da cadeira de rodas motorizada. Para a indicação, o paciente é submetido a uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar composta por neurologista, ortopedista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. “Na entrega das cadeiras motorizadas orientamos pacientes e seus familiares sobre o uso, manutenção e operação do equipamento, que é feita por meio de um controle – chamado “joystick”. Esse mecanismo possibilita deslocamentos de longa distância, com mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa”, relata Emerick.

Serviços 

Alinhado à Política Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Serviço Único de Saúde (SUS) e suas Diretrizes, o CER II atende gratuitamente pacientes com deficiências físicas, motoras, sensoriais e visuais, encaminhados pelos serviços públicos de saúde de mais de 80 municípios da região leste de Minas Gerais. Entre os serviços oferecidos estão: avaliação e acompanhamento oftalmológico, ortopédico e neurológico; atendimento psicológico; assistência de enfermagem e social; fisioterapia; fonoaudiologia; pedagogia; treinamento de orientação e mobilidade; terapia ocupacional, concessão e manutenção de tecnologia assistida.

Para iniciar um tratamento no Centro os interessados precisam ter em mãos o Encaminhamento ou Tratamento Fora de Domicílio – TFD emitido pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da pessoa com deficiência; anexar cópias de documentos de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência e entregar no Serviço de Autorização Médica (SAM) de Ipatinga – MG ou na Secretaria de Saúde do município. Em seguida, a solicitação é encaminhada ao CER II, o qual agenda e comunica a avaliação do paciente para autorização e início do tratamento.

O Centro Especializado está localizado no Unileste, campus Ipatinga: rua Bárbara Heliodora, 725, Bairro Bom Retiro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3846-5585.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema