2023
nov
10
Engenharia Química

Chuva Ácida: trabalho desenvolvido no Unileste é publicado na revista Ciência & Natura

O Unileste por meio de um projeto de extensão, realizou um diagnóstico para avaliar a percepção dos estudantes do ensino médio sobre as causas da Chuva Ácida, e os impactos do uso prolongado de combustíveis fósseis ao meio ambiente. As atividades, que incluíram experimentação científica no laboratório de Química da Instituição, foram publicadas na Revista Ciência e Natura n. º 45/2023.   

O artigo técnico “Formação em Ciências: Estudos sobre absorção Química para mitigação da chuva ácida antrópica”, foi elaborado pela Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz e a egressa do curso de Engenharia Química, Raquel Ramos da Silva. A autora Marluce Queiroz, ressaltou que o projeto também explorou as oportunidades para o desenvolvimento de cálculos químicos com os dados obtidos em escala real “As práticas constituíram-se em um importante recurso metodológico exercendo a função de facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Através da experimentação, foi possível aliar teoria à prática e possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e da problematização, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Porém, foi possível perceber que a frequência dessas aulas é muito reduzida nas escolas em função de vários fatores, entre eles se sobressai à questão da falta de material para a elaboração dos experimentos, sendo assim a extensão universitária do Unileste contribuiu efetivamente no preenchimento dessa lacuna”, comenta. 

A egressa do curso de engenharia química do Unileste, Raquel Ramos, coautora, que integrou o projeto de extensão universitária, destaca que para o desenvolvimento das atividades foi também necessária à revisão da literatura integrativa. “Com esse trabalho foi possível verificar que é indispensável contar com essa ferramenta para obter uma ideia precisa sobre o desenvolvimento da experimentação científica constituindo-se em alicerce fundamental para o meu conhecimento, certamente, contribuindo com a minha vida atual profissional”, reforça. 

Para o professor Dr. Leonardo Ramos Paes de Lima, coordenador do curso de Engenharia Química do Unileste, esse trabalho evidenciou a sintonia entre as atividades acadêmicas e a extensão, no âmbito institucional. “É possível observar que as ações de extensão proporcionam uma formação mais completa, qualificando o conhecimento científico e popular, desse modo, favorecendo a colocação no mercado de trabalho de profissionais capazes de contribuírem de maneira eficaz para a transformação social. Trata-se de um processo educativo construído ao longo de todo o curso, ocorrendo investimentos concretos em aulas práticas que possibilitam o melhor domínio ao egresso, desse modo, consegue-se realizar devolutivas importantes para a sociedade, interagindo diretamente com a comunidade ”, finaliza. 

O que é chuva ácida?  

A chuva ácida é composta por uma variedade de ácidos, tais como óxido de nitrogênio e dióxidos de enxofre, que resultam da queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo diesel e gasolina. Ao se manifestar na forma de chuva ou neve, esses ácidos podem causar danos significativos ao solo, plantas, construções históricas e animais marinhos e terrestres, entre outros. Esse fenômeno meteorológico pode até mesmo desencadear desequilíbrios nos ecossistemas, levando à extinção de determinadas espécies animais e vegetais. Além disso, ao contaminar rios e fontes de água, a chuva ácida pode direta e negativamente impactar a saúde humana, contribuindo para o desenvolvimento de doenças pulmonares, por exemplo. 

Sobre a Revista 

O periódico Ciência e Natura é uma revista científica de publicação contínua que visa publicar trabalhos de graduados, pós-graduados e doutores de instituições de ensino superior ao nível nacional e internacional.  

Em paralelo com a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), o periódico alcançou o Qualis A3, desse modo, colocando-se entre os melhores do Brasil. 

Para outras informações sobre a revista, clique aqui 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema