Engenharia Elétrica

Unileste apresenta estudos em colóquio internacional de gestão universitária

Estudantes e egressos das Engenharias do Unileste que integram os projetos de extensão “Ações Educativas em Segurança e Saúde e Meio Ambiente” e “Educação no Trânsito”, apresentarão, hoje (24) e amanhã (25), quatro trabalhos acadêmicos na 20ª edição do Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU). O evento, que ocorre de maneira remota é promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os trabalhos acadêmicos que serão apresentados pelos estudantes do Unileste foram desenvolvidos a partir das ações dos projetos realizadas em 2020. São dois estudos para cada projeto de extensão.

Neste ano, a temática do Colóquio “Universidade frente aos desafios: cenários prospectivos para gestão universitária”, visa reunir pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil para discutir modelos de gestão universitária inovadores e implantações bem-sucedidas de políticas ou ações voltadas para o ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico em Instituições de Ensino Superior (IES), durante a pandemia da Covid-19. Além de divulgar produções técnico-científicas de acadêmicos do país.

Segundo a professora Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, autora e coordenadora dos projetos de extensão, participar de eventos como o Colóquio, “contribui para a formação profissional dos estudantes e credencia, cada vez mais, a Instituição junto à sociedade como espaço privilegiado de produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes e disseminação de informação e conhecimento científico. Além de auxiliar na construção de uma rede de relacionamento, favorecendo a criação inicial de um importante networking, permitindo a aquisição de novos conhecimentos”.

Ações Educativas em Segurança e Saúde e Meio Ambiente

Os artigos desenvolvidos a partir do projeto “Ações Educativas em Segurança e Saúde e Meio Ambiente”, do curso de Engenharia Elétrica, discutem conceitos importantes à prevenção de acidentes em ambientes produtivos e modal rodoviário considerando o agravamento do risco biológico associado ao coronavírus, sendo eles: Extensão Universitária: uso das mídias sociais para prevenção de acidentes típicos e Extensão Universitária: educação no trânsito no cenário de pandemia da Covid 19.

Ambos, expõem técnicas que podem ser adotadas para reduzir o número de sinistros, contribuindo também para a diminuição das taxas de morbimortalidade associadas. Os estudos tiveram como coautores os estudantes Sidnei Rodrigues Lima; Murillo Júnio de Ávila Santana; Raquel Aparecida de Lima Freitas; e Warley Andrade Fernandes.

Educação no Trânsito

Foram desenvolvidos dois trabalhos sobre o projeto do curso de Engenharia Química. Um deles explorou a interação entre o Unileste e o Centro Regional de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador de Ipatinga, na promoção de capacitação de profissionais do município mineiro de Braúnas, na prevenção à contaminação da Covid-19. Já a segunda produção acadêmica, apresentou reflexões sobre atividades formativas realizadas por vigilantes e colaboradores de apoio do Unileste sobre a pandemia.

Segundo a professora Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, os estudos apresentam técnicas adotadas com a perspectiva de contribuir para mobilizar os cidadãos para participar das estratégias preventivas e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. A docente ainda destaca que “os métodos preventivos contra a contaminação da Covid-19 devem ser mantidos mesmo com a perspectiva atual da imunização da população por meio da vacinação”.

Além da docente, os estudos tiveram como coautores os graduandos Sidnei Rodrigues Lima (Engenharia Mecânica), Raquel Ramos da Silva (Engenharia Química), Michelly Frois Oliveira (Engenharia Química) e John Ellis de Faria Barros (Engenharia Sanitária e Ambiental).

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

25 abril 2024