2022
nov
03
Engenharia Elétrica

Curso de Engenharia Elétrica promove minicurso sobre Radiações Ionizantes

O curso de Engenharia Elétrica promove, por meio da disciplina Segurança e Meio Ambiente, o minicurso Radiações Ionizantes, com foco nas aplicações, métodos de controle e gestão de resíduos relacionados com as fontes radioativas. A atividade será ofertada via Microsoft Teams, hoje (03), a partir das 19h. A exposição técnica será conduzida pelo egresso, Rodrigo Reis de Moura, doutor em ciências e técnicas nucleares. 

A discussão sobre tema abrange diversas áreas de conhecimento e promove a reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem ser determinantes para a saúde dos trabalhadores e população em geral.  Como é o exemplo do acidente radioativo que ocorreu em Goiânia (GO), no ano de 1987, considerado um dos maiores sinistros radiológicos do mundo, evidenciando relação com não conformidades pertinentes à gestão das fontes radioativas.  

Segundo a profa. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, o minicurso vai oportunizar aos estudantes, mais conhecimento sobre a mitigação dos transtornos socioambientais, além de promover a discussão sobre questões significativas pertinentes ao controle da poluição industrial. “As atividades vão permitir a identificação das fontes poluidoras, assim como, os métodos aplicáveis para mitigação dos efeitos adversos na saúde do trabalhador e qualidade ambiental, sendo assim, busca instrumentalizar os graduandos para ações proativas em relação à proteção dos ecossistemas”, destaca.  

 O coordenador do curso de engenharia elétrica, prof. Mestre Luciano Bittencourt de Abreu, comenta a importância dessas atividades para a formação acadêmica “Mesmo com as informações disponíveis quanto aos riscos atribuídos à exposição às radiações ionizantes que pode desencadear patologias severas, os indivíduos expostos ainda sofrem com a carência de informações e com aplicação eficiente da gestão dessas fontes. Portanto, é necessária essa formação para que o desenvolvimento socioambiental ocorra de forma segura. Certamente essa atividade é um auxílio importante nesse processo evidenciando a sensibilidade da instituição em contribuir para que os graduandos reconheçam que é possível através do conhecimento que haja o tratamento adequado dos riscos ocupacionais e ambientais, desde que sejam adotadas as medidas mitigadoras eficientes”, finaliza. 

 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema