maio
Notícias

Desafios pedagógicos nas abordagens de gênero e diversidade sexual é tema do 5º Seminário de Educação

Com o objetivo de compartilhar junto a educadores, estudantes e comunidade, os desafios atuais da educação, o curso de Pedagogia do Unileste realiza, nos dias 17 e 24 de maio, no Espaço Cinquentenário, localizado no campus do Centro Universitário, em Coronel Fabriciano, o 5° Seminário de Educação com o tema: “Educação, gênero e diversidade sexual: questões e desafios pedagógicos”. A programação é gratuita e aberta ao público no dia 24.

Segundo a coordenadora do curso, Ma. Maria Aparecida de Souza Silva, o Seminário visa compreender e debater de que forma as diversidades sexuais e suas inúmeras formas de expressão, bem como as políticas dos Direitos Humanos se organizam no campo da educação e da vida pública no que diz respeito à inclusão e permanência da população LGBTQIA+ nas escolas e em outros ambientes.

“A sociedade está em constante transformação, por isso falar sobre a temática é um desafio tanto para pesquisadores quanto para profissionais da educação. Nesse sentido, essa abordagem é necessária para a atualização de professores e à formação dos futuros educadores(as) para pensarem estratégias de atuação e intervenção, por meio da educação escolar, nas formas como os sujeitos se constituem em suas singularidades”, ressalta Maria Aparecida.

A coordenadora ainda acrescenta que a temática que é parte da construção do respeito à diferença, já está sendo discutida entre docentes e estudantes da graduação. “A partir de um roteiro de estudo da obra: “A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola”, do professor e pesquisador Marco Antônio Torres, os discentes foram desafiados a apresentarem propostas pedagógicas para a abordagem do assunto desde a educação infantil até o ensino superior”, explica.

No dia 17 de maio, o evento é voltado para estudantes e docentes do Unileste, com a apresentação das propostas de intervenção dos acadêmicos. Já no dia 24, acontece uma mesa-redonda com representantes da comunidade LGBTQIA+ do Vale do Aço, aberta à toda comunidade.

Participarão do debate, a psicanalista e professora universitária, Camila Rodrigues Silva Mendonça, a advogada e representante das mulheres bissexuais no Comitê de Saúde Integral LGBT de Minas Gerais, Fernanda Coelho Carvalho, a professora da educação básica das redes estadual e municipal, em Ipatinga, Maria Aparecida Lima e a aluna do curso de Direito do Unileste, Raika da Silva Oliveira.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024