2022
maio
16
Notícias

Desafios pedagógicos nas abordagens de gênero e diversidade sexual é tema do 5º Seminário de Educação

Com o objetivo de compartilhar junto a educadores, estudantes e comunidade, os desafios atuais da educação, o curso de Pedagogia do Unileste realiza, nos dias 17 e 24 de maio, no Espaço Cinquentenário, localizado no campus do Centro Universitário, em Coronel Fabriciano, o 5° Seminário de Educação com o tema: “Educação, gênero e diversidade sexual: questões e desafios pedagógicos”. A programação é gratuita e aberta ao público no dia 24.

Segundo a coordenadora do curso, Ma. Maria Aparecida de Souza Silva, o Seminário visa compreender e debater de que forma as diversidades sexuais e suas inúmeras formas de expressão, bem como as políticas dos Direitos Humanos se organizam no campo da educação e da vida pública no que diz respeito à inclusão e permanência da população LGBTQIA+ nas escolas e em outros ambientes.

“A sociedade está em constante transformação, por isso falar sobre a temática é um desafio tanto para pesquisadores quanto para profissionais da educação. Nesse sentido, essa abordagem é necessária para a atualização de professores e à formação dos futuros educadores(as) para pensarem estratégias de atuação e intervenção, por meio da educação escolar, nas formas como os sujeitos se constituem em suas singularidades”, ressalta Maria Aparecida.

A coordenadora ainda acrescenta que a temática que é parte da construção do respeito à diferença, já está sendo discutida entre docentes e estudantes da graduação. “A partir de um roteiro de estudo da obra: “A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola”, do professor e pesquisador Marco Antônio Torres, os discentes foram desafiados a apresentarem propostas pedagógicas para a abordagem do assunto desde a educação infantil até o ensino superior”, explica.

No dia 17 de maio, o evento é voltado para estudantes e docentes do Unileste, com a apresentação das propostas de intervenção dos acadêmicos. Já no dia 24, acontece uma mesa-redonda com representantes da comunidade LGBTQIA+ do Vale do Aço, aberta à toda comunidade.

Participarão do debate, a psicanalista e professora universitária, Camila Rodrigues Silva Mendonça, a advogada e representante das mulheres bissexuais no Comitê de Saúde Integral LGBT de Minas Gerais, Fernanda Coelho Carvalho, a professora da educação básica das redes estadual e municipal, em Ipatinga, Maria Aparecida Lima e a aluna do curso de Direito do Unileste, Raika da Silva Oliveira.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema