2020
set
08
Notícias

Estudantes da Mecânica apresentam pesquisa em congresso internacional da SAE Brasil

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica apresentam pesquisa em congresso internacional da SAE Brasil: 29° Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade. O evento será realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2021, em São Paulo-SP. O congresso, que ocorreria no mês de setembro deste ano foi transferido para o próximo ano devido à pandemia da Covid-19.

O artigo científico, intitulado “Dimensionamento Geométrico de um diferencial mecânico destinado à mobilidade elétrica”, é desenvolvido pelos universitários Vinicius Augusto de Abreu Batista e Danilo Henrique Martins Silva, com orientação do professor David Jonhson Barcelos.

De acordo com o estudante Vinicius Batista, o artigo é fruto de um projeto de Iniciação Científica desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, e se tornou também tema do Trabalho de Conclusão de Curso dos universitários.

“O desenvolvimento do artigo foi de extrema importância em nossos trabalhos como graduandos, possibilitando a utilização direta de ferramentas de engenharia, softwares de análise e modelagem, aplicação de normas regulamentadores e bibliografias pertinentes. A aprovação em um congresso da SAE mostra que a excelência está ao alcance dos alunos do Unileste”, aponta o graduando.

 Pesquisa

O trabalho consiste no desenvolvimento de componentes e tecnologias que contribuem para o aumento do desempenho e viabilidade de veículos elétricos, fomentando a inclusão desses veículos no mercado e no cenário urbano. Nesse sentido, foi elaborado o projeto Micron, destinado ao aumento da performance e conforto de veículos desse tipo, como o diferencial mecânico.

Assim, os pesquisadores focaram na distribuição dos torques nas rodas e diferenciação nas rotações dos pneus, contribuindo para o ganho de estabilidade nas curvas e para sair de situações de atolamentos, por exemplo.

Além disso, o trabalho busca conciliar o desempenho do veículo elétrico à otimização do consumo do banco de baterias, garantindo integridade, durabilidade e segurança do automóvel. Toda a pesquisa foi desenvolvida utilizando normas de segurança para a fabricação e desempenho de veículos dessa natureza.

Confira aqui a lista dos artigos aprovados no Congresso SAE Brasil 2020.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema