mar
Ciências Biológicas

Estudantes de Ciências Biológicas participam da programação conscientização em celebração ao dia Mundial da Água

Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizaram durante o mês de março, programação voltada à educação ambiental com alunos de escolas municipais de Ipatinga (8 a 10 anos), por meio dos projetos do Instituto Interagir. As ações fazem parte da programação em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22).

Com o tema “Águas do Ipanema: protegendo a nascente, cuidando das margens, colhendo os frutos na foz”, as atividades incluíram, desde o dia 11 de março, o plantio de mudas, manutenção da mata ciliar do Ribeirão Ipanema, limpeza das margens, palestra e técnicas de avaliação da qualidade da água, por meio de uma sonda multiparâmetro. A programação encerra as atividades hoje, 22.

O estudante do Unileste, Davi Cotta Capachi, explica que as ações dos universitários nos diversos pontos de Área de Preservação Permanente (APP) do ribeirão Ipanema proporcionam maior aprendizagem, pois os alunos têm acesso a aulas mais expositivas e, dessa forma, associam o conteúdo ministrado em sala de aula com a prática, além de conhecer os recursos hídricos de Ipatinga. “Durante as atividades, apresentamos às crianças alguns materiais de estudo do curso para eles verem e conhecerem a fauna que vive e depende da água. Vendo os materiais expostos eles puderam compreender porque devemos proteger e preservar os recursos hídricos,” destaca.

Para a professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Dra. Isabela Crespo, a participação dos estagiários na programação de ações do município de Ipatinga é uma, entre tantas outras desenvolvidas pelos acadêmicos, voltada para a conscientização e preservação da água. “Praticamente todas as atividades do cotidiano envolvem a água: a higiene pessoal e a do ambiente em que vivemos. Por isso, é importante apresentar às crianças a responsabilidade de cada um com o meio ambiente, por meio de ações simples do cotidiano”, destaca, informando ainda que, além de conscientizar e informar sobre a importância da água, as ações também estimulam os estudantes de Ciências Biológicas a discutirem a temática sobre preservação e uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo ainda mais para a formação.

Sobre o Instituto Interagir

O Instituto Interagir é uma Organização não Governamental (ONG), braço social da Usiminas, sediado no município de Ipatinga. Foi fundado há mais de 10 anos por um grupo de profissionais multidisciplinares para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em prol da melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente do Vale do Aço.

**Fotos divulgação Unileste

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha