Estudantes de Comunicação e Psicologia criam campanhas sobre Setembro Amarelo

Os estudantes do curso de Comunicação Social, juntamente com o projeto de Extensão “Saúde Mental de Estudantes: da prevenção à promoção”, desenvolveram peças para redes sociais que promovem a conscientização a respeito da campanha Setembro Amarelo. A iniciativa é organizada em âmbito nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e promove o desenvolvimento de ações de prevenção ao suicídio.

O projeto de Extensão do Centro Universitário, iniciado em 2019, nasceu do interesse em desenvolver ações mais efetivas de acolhimento a estudantes em sofrimento mental. A docente do curso de Psicologia, Stela Maris Bretas Souza, conta que era recorrente escutar depoimentos de estudantes que tinham dificuldade em conciliar vida pessoal, acadêmica e profissional.

“Vimos como era importante desenvolvermos um projeto que pudesse acolher não somente os estudantes universitários, mas todos os discentes que de uma forma ou de outra apresentavam sofrimento psíquico. Esperamos que o projeto possa ser uma fonte de apoio e fator de proteção aos estudantes, contribuindo consequentemente para o seu desempenho acadêmico”, afirma Stela.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o link.

Interdisciplinaridade

A iniciativa de desenvolver posts para as redes sociais que tratam abertamente do tema e que reforcem a importância de se falar sobre ele surgiu da parceria entre o projeto de Extensão e a disciplina de Projetos em Criatividade e Inovação dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. Segundo o professor da disciplina, Rodrigo Cristiano Alves, a experiência foi riquíssima para os alunos.

“Os estudantes tiveram a oportunidade de pensar o papel social do comunicador – que não necessariamente precisa somente vender produtos ou serviços, mas promover também ações de conscientização e bem-estar social. Somente por meio de projetos interdisciplinares é possível este intercâmbio de saberes e a troca é mais que rica para todos os alunos e também nós professores”, completa.

Clique aqui e confira o conteúdo.

Setembro Amarelo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos no mundo, o que corresponde a 800 mil mortes por ano. A campanha, difundida globalmente, busca trazer à tona este grave problema de saúde pública, fomentando a discussão sobre como se prevenir e sobre como identificar suas causas e sintomas. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, em total sigilo por telefone, e-mail e chat 24h todos os dias. Clique aqui para saber mais.

Centro de Atendimento Psicológico (CAP) do Unileste

O CAP do curso de Psicologia retoma, na próxima quarta-feira (09), os serviços psicológicos ofertados pela Instituição. Os atendimentos, gratuitos e abertos à toda a comunidade, serão realizados de forma presencial, no Bloco B do campus de Coronel Fabriciano, e também de forma remota pelo telefone ou por videoconferências. Dentre os serviços ofertados, estão o Plantão Psicológico e a Psicoterapia, que já podem ser agendados por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível neste link.”

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

25 abril 2024