2022
jun
15
Notícias

PI dos cursos de Comunicação Social inspira projeto fotográfico de escola, em Ipatinga

Visando conscientizar a comunidade acadêmica sobre o fenômeno body shaming – termo inglês traduzido como “vergonha do corpo” –  um tipo de bullying que ataca a forma física ou as atitudes comportamentais do indivíduo, causando constrangimento e vergonha, estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Unileste apresentaram uma exposição fotográfica sobre o assunto em um Projeto Integrador (PI), realizado no segundo semestre de 2021.

Na ocasião, o trabalho provocou discussões pertinentes sobre o impacto da não aceitação das diferenças na vida dos universitários e estudantes do ensino médio. Desde então, o professor da disciplina de Fotografia dos cursos e supervisor do PI, Me. Marcelo Duarte, junto ao coordenador das graduações, Me. Rodrigo Cristiano Alves, buscaram formas de expandir a discussão para além da comunidade acadêmica do Unileste. “Achamos por bem, transformar a iniciativa em um projeto de extensão, afinal, sabemos da relevância do tema e da necessidade de debatê-lo em larga escala, principalmente, entre o público adolescente”, explica Marcelo.

Sendo assim, o professor Rodrigo ficou responsável por criar pontes entre o Centro Universitário e as escolas do Vale do Aço com interesse em trabalhar o tema com os estudantes do ensino médio. A primeira instituição a aderir o projeto foi a Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, localizada no bairro Bela Vista, em Ipatinga. “Apresentei a proposta à direção e imediatamente ela foi aprovada. A questão da aceitação das diferenças ainda é algo que precisa ser melhor trabalhado em todos os níveis da sociedade, inclusive no ambiente escolar. O bullying é algo que pode impactar profundamente a vida de adolescentes e jovens. Neste sentido, nada melhor do que permitir que eles deem voz a esta causa”, enfatiza o coordenador Rodrigo, que também leciona na rede estadual de ensino.

Para a estudante do 1º ano do ensino médio, Bruna R. Santos, a iniciativa proporcionou reflexos positivos no convívio entre seus colegas de turma. “Todos nós temos pelo menos uma coisa em nosso corpo que não gostamos e está tudo bem. A busca pelo corpo perfeito machuca, destrói e até mesmo mata. Nós somos perfeitos do nosso jeito e não importa o que digam. O projeto abriu os meus olhos em relação a busca do corpo perfeito. Não existe um corpo feio todos são perfeitos, cada um, à sua maneira”, pontua.

Já a universitária, Fernanda Vieira, conta que a oportunidade de desenvolver trabalhos como esse, transmite ao estudante o verdadeiro sentido da profissão escolhida. “É muito interessante ver o nosso trabalho reconhecido por outras pessoas e servir de inspiração. Trata-se de um tema muito importante e por meio de iniciativas como essa, aos poucos, a sociedade começará a respeitar as diferenças”, destaca.

Clique aqui e confira o projeto fotográfico desenvolvido pelos estudantes do Albanese.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema
22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2