2020
dez
01
Engenharia Química

Podcast do projeto de Extensão Magia da Química aborda conteúdos da área de forma divertida

O curso de Engenharia Química criou um podcast quinzenal para levar a toda comunidade informações relacionadas à área de um jeito irreverente e simples: o Magia da Química. A iniciativa, organizada pelos docentes e estudantes envolvidos no projeto de Extensão de mesmo nome, trata de assuntos clássicos e atuais selecionados por meio de curiosidades e dúvidas do público ouvinte.

Os episódios serão disponibilizados sempre às segundas-feiras, no canal do projeto no Spotify. O primeiro, “Sessão Covid-19” já se encontra na plataforma e fala sobre o por que de se utilizar o álcool 70%; a diferença de produzi-lo em casa ou em laboratório, além dos perigos de utilizá-lo.

Outras pautas também serão abordadas próximas edições, como: as diferenças entre áreas do estudo em Química os desafios do Engenheiro Químico atualmente; a importância de se estudar Química no ensino fundamental e médio; a presença da Química no dia a dia, dentre outros.

A iniciativa

Segundo um dos coordenadores do projeto, o prof. Dr. Ricardo França, a ideia de produzir o podcast surgiu da necessidade de estender as atividades do projeto ao público, em virtude do atual cenário, de forma virtual. “Este formato leva a informação ao público de forma divertida, por meio de bate-papos, em que o usuário pode nos ouvir ao mesmo tempo em que desempenha outras atividades cotidianas”, afirma.

Um dos estudantes que compõem o projeto, Luís Gustavo Lopes Fagundes do 6º período, comenta que a inspiração para conduzir o podcast vem de figuras conhecidas que produzem conteúdos de destaque nesse formato. “Através de referências como Alexandre Ottoni e Deive Pazos, surgiu a ideia de criarmos o Magia da Química na versão podcast, com o objetivo de transmitir conhecimento a todos os públicos, principalmente os que gostam de química, em um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço na internet”, completa.

O coordenador do curso, Dr. Leonardo Ramos Paes Lima, afirma levar conhecimento científico, não apenas estudantes, mas para toda a comunidade, é uma missão enquanto educador. “O projeto de extensão, desde sua criação, sempre se preocupou em levar informação aos alunos do ensino fundamental, médio e para a sociedade, de forma interativa e divertida, indo até a comunidade ou trazendo-a até nossa instituição”, completa.

Clique aqui para ouvir o primeiro episódio do Podcast.

Projeto de Extensão

A iniciativa busca utilizar o lado lúdico para despertar em estudantes de ensino fundamental e médio, através de experimentos, conversas e explicações de fenômenos, o interesse por ciências e conhecimentos em química – levando à população práticas que possam ajudá-los no dia a dia.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema