jun

Sustentabilidade marca apresentações de trabalhos da 4ª Semana Politécnica

Na última sexta-feira (24), o Unileste encerrou a 4ª edição da Semana Integrada das Escolas Politécnica e Ciências Sociais e Aplicadas. Foram cinco dias aprofundando assuntos relacionados a todos os cursos envolvidos por meio de palestras, debates, apresentações orais, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), científicos, projetos integradores e de extensão.

“O evento oportunizou aos estudantes discutirem e conhecerem temas que vão além da sala de aula. Nesta edição, por exemplo, vários profissionais passaram por aqui e compartilharam assuntos relacionados a diferentes áreas como meio ambiente, energia renovável, carreira do profissional, entre outros. São conteúdos que complementam a formação integral do estudante e, que contribuem, significativamente, com o seu processo de ensino-aprendizagem”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Química, Leonardo Ramos Paes de Lima.

A diversidade temática também pôde ser observada nos 34 trabalhos apresentados pelos estudantes durante a Semana. Vários projetos foram desenvolvidos com o intuito de criar um pensamento crítico em relação à preservação do meio ambiente, formas de reaproveitar resíduos descartados e o uso consciente dos recursos naturais.

Dentre as exposições, um grupo formado por estudantes das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, desenvolveu o projeto “Smart Home: Casa inteligente”, visando a eficiência energética de uma casa a partir do controle de dispositivos. Os alunos pesquisaram, projetaram e montaram um sistema funcional, de fácil instalação e baixo custo.

Para o universitário, Lucas Morais Araújo de Oliveira, do 8° período do curso de Engenharia Química, eventos acadêmicos como a Semana Integrada Politécnica, o permite ficar mais próximo da realidade da profissão escolhida. “Além de participar das ações da minha graduação, tive a oportunidade de prestigiar trabalhos relacionados a outras engenharias. Apesar de serem áreas diferentes, tenho consciência de que essa diversidade de abordagens contribui para um aprendizado ainda mais sólido”, pontuou.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

25 abril 2024