fev

Trajetória criativa: Tamara Aleixo e a Publicidade que transforma

Em um mundo cada vez mais dinâmico e repleto de possibilidades, a escolha profissional nem sempre segue um caminho linear. Tamara Aleixo, egressa do curso de Publicidade e Propaganda do Unileste, é um exemplo inspirador de como a trajetória acadêmica e profissional pode ser uma jornada de descobertas.

Tamara inicialmente ingressou no ensino superior cursando Ciência da Computação, explorando o universo da programação por três anos. No entanto, a busca por movimento e a necessidade de expressar sua criatividade a fizeram repensar sua escolha. Após considerar opções como Arquitetura, ela encontrou na Publicidade o abraço que estava procurando para sua veia artística. “Seguir o lado de arte-criação me proporcionou uma realização pessoal única. Sou apaixonada por movimentos artísticos e  acredito que estudando o trabalho de grandes figuras, como Van Gogh, é possível compor projetos mais ricos e impactantes”, declara a egressa. Tamara ainda explica que disciplinas como História da Arte, Artes Cênicas e Semiótica a marcaram profundamente.

A guinada em sua trajetória ocorreu no segundo semestre, quando um dos professores indicou Tamara para uma vaga no setor de comunicação em uma rede de varejo de moda com forte nome na região. Nesse ambiente, a publicitária descobriu o fascinante universo da moda e como a Publicidade pode ser intrinsecamente artística. A experiência a imergiu na produção, fotografia e produção de vídeo, cenografia e vitrinismo.

Hoje, Tamara Aleixo destaca-se como Diretora de Arte, envolvida na criação de conceitos visuais de campanhas, cenários fotográficos e fotografia de produtos. Sobre os desafios da profissão, a egressa afirma que o publicitário não pode parar de aprimorar suas habilidades, pois o mercado busca trabalhos criativos e com personalidade. “Eu sou uma eterna aprendiz! Acredito que há espaço para bons profissionais, desde que sejam qualificados e apresentem diferenciais”, pontua. Sempre em busca de cursos e imersões, a diretora de arte participa ativamente de eventos como o Foto In Rio, e está de olho em uma pós-graduação em História da Arte.

Seu conselho para os aspirantes a profissionais da Publicidade é claro: não se contentem em replicar, mas aspirem a criar. “Em uma era marcada pela replicação fácil, é  importante ser autêntico e original, e pensar além do digital. As experiências mais marcantes e imersivas podem ser encontradas fora da internet”, finaliza Tamara.

Publicado por Brenda Duarte

30 abril 2024