Unileste realiza Seminário sobre cuidado ambiental e saúde populacional

O Unileste realiza, entre os dias 5 e 7 de junho, o 1º Seminário Ambiental da Instituição. O evento que tem como objetivo trocar experiências educativas ambientais desenvolvidas por professores, estudantes e pesquisadores do Vale do Aço, é gratuito, aberto ao público e integra a programação da Semana de Mobilização Ambiental da União Brasileira de Educação Católica (UBEC) – mantenedora do Centro Universitário –, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Com o tema “Cuidado ambiental, saúde populacional”, a programação conta com caminhada ecológica no Parque Estadual do Rio Doce (PERD) e mesas-redondas com abordagens de temas pertinentes como metais tóxicos na natureza, resíduos hospitalares, responsabilidade ambiental, principais zoonoses da Região Metropolitana do Vale do Aço, cidades sustentáveis, projetos de conservação e observação de aves desenvolvidos no PERD, entre outros, além de estimular a sociedade civil para debater questões relacionadas especialmente à relação do homem com o meio ambiente.

“É muito importante conversar sobre meio ambiente no meio acadêmico, afinal debater a temática é, também, falar sobre saúde e qualidade de vida. Eventos como esse oportuniza a profissionais e estudantes da área ambiental debaterem temas de alta relevância e impacto no dia a dia da sociedade. Além de nos propor assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pensando de forma sustentável e adotar atitudes de cuidado com o próximo e com o planeta”, ressalta o coordenador de Iniciação Científica do Unileste, Marcos Vinícius Rodrigues.

O seminário é realizado em parceria com a Rua Assessoria, o Parque Estadual do Rio Doce e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Coronel Fabriciano. É possível conferir a programação completa, aqui, assim como realizar a inscrição para a caminhada ecológica que acontecerá no dia 05 de junho (domingo), no PERD. O evento, também contará como atividades complementares para os estudantes do Unileste – inscrição no Portal do Estudante.

Caminhada Ecológica

Para estimular a prática de atividade física e proporcionar interação com a natureza, a abertura do Seminário acontecerá no domingo (5), no Parque Estadual do Rio Doce, das 8h às 12h. A inscrição está disponível no site do Unileste, até o dia 3 de junho (sexta-feira), por meio de formulário eletrônico. As vagas são limitadas.

A programação terá início às 8h, com o encontro dos participantes em frente ao Mirante do Parque. Após a concentração, a Rua Assessoria Esportiva comandará o alongamento antes do início da caminhada. Recomenda-se aos participantes chegarem ao local meia hora antes do início das atividades; ir com roupas leves e de tênis; levar garrafa com água; alimentos saudáveis e de fácil manuseio ou almoçar no restaurante do Parque; além de proteção solar adequada e repelente.

O percurso a ser percorrido tem 4km de extensão e engloba: a trilha do Angico Vermelho e Orla da Lagoa do Bispo, ambas com grau de dificuldade fácil; e as trilhas do Angico Vermelho, do Pescador e Orla da Lagoa do Bispo, todas com grau de dificuldade médio. Ao longo do percurso será possível observar toda a biodiversidade do Parque. A organização também orienta aos participantes sobre o descarte de lixo durante a caminhada, que deve ser realizado somente nas lixeiras. O transporte de ida e volta ao local da caminhada deverão ser providenciados por cada participante.

Concurso de foto

A melhor foto tirada durante o percurso da caminhada será premiada no evento do dia 07 de junho, que ocorrerá no auditório Dom Lélis Lara, no campus do Unileste, em Ipatinga. Para concorrer a uma diária em alojamento para 2 pessoas, em qualquer dia da semana, no Parque, brides do Unileste e da Rua Assessoria Esportiva,  o(a) candidato(a) deve postar uma foto com uma legenda criativa sobre a preservação do meio ambiente no Instagram (Feed) e marcar as páginas: Unileste (@unilesteoficial), PERD (@parque.riodoce) e Rua Assessoria (@rua_assessoria).

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização e ações a nível mundial em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, no dia 5 de junho.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

25 abril 2024