2022
ago
19
Notícias

Unileste volta aplicar Simulado Enem na próxima segunda-feira (22)

Pensando em auxiliar escolas públicas e seus alunos a se prepararem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, o Unileste inicia na próxima segunda-feira (22), a aplicação presencial e gratuita do Simulado Enem, para de mais de 1300 estudantes do 3º ano do ensino médio, em oito escolas públicas da região metropolitana do Vale do Aço.

Com a aplicação das provas, que se estende até a primeira semana de setembro, a expectativa é aumentar ainda mais a capacidade dos estudantes, com o apoio de seus professores, para obtenção de um bom desempenho nas provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Os alunos terão cadernos de provas e cartão resposta semelhantes aos aplicados no Enem – em condições similares às do exame oficial –, as correções das provas de múltipla escolha e a redação também utilizam o mesmo sistema de apuração do exame, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Já as escolas recebem relatórios geral e individual dos seus alunos, o que permite analisar quais conteúdos, metodologias e áreas do conhecimento o aluno, a turma ou mesmo a escola precisa de reforço ou reformulação e, também, os que têm tido bons resultados.

Segundo o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, o projeto é uma boa oportunidade para os participantes avaliarem como está seu rendimento e aprimorarem os estudos. “Queremos oportunizar aos estudantes que estão prestes a concluir o ensino médio, maior vivência com o mundo Enem, dando condições não só de estudo, mas também de preparo psicológico para as provas. O projeto possui o mesmo modo de aplicação, número de questões (180), duração e outras exigências do exame oficial, para trazer o resultado mais verossímil possível aos estudantes e escolas”, destaca.

Atualmente, o resultado do Exame Nacional substitui o processo seletivo de muitas instituições públicas e privadas de todo país, além de possibilitar chances de bolsas em instituições de ensino superior privada, a financiamentos e parcelamentos, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). No Unileste, os estudantes participantes além de concorrerem a bolsas de até 100%, dependendo do seu desempenho no simulado, têm a oportunidade também de substituir a prova do vestibular utilizando o resultado do simulado, se alcançarem resultados estabelecidos como pré-requisito, além de garantirem descontos nas mensalidades, que variam de acordo com a nota obtida pelo candidato.

Sobre o Projeto 

Criado pela Instituição no ano de 2017, o projeto tem o objetivo de oportunizar aos estudantes um melhor preparo para o exame e dar subsídio para que as escolas consigam avaliar não apenas o aluno individualmente, mas todo processo de ensino-aprendizagem, identificando eventuais dificuldades na assimilação dos conteúdos aplicados, assim como a identificação de possíveis pontos de melhoria e/ou potenciais para que, dessa forma, os estudantes tenham um melhor desempenho no exame e condições para dar continuidade à sua formação profissional.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema
22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2