Engenharia Elétrica

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica apresentam Projetos Integradores

Começam na próxima segunda-feira (17) os eventos on-line de apresentação dos Projetos Integradores desenvolvidos pelo curso de Engenharia Elétrica. Durante os encontros, que acontecem a partir das 19h no Google Meet, as turmas do 6º ao 10º período irão apresentar os trabalhos desenvolvidos neste primeiro semestre.

Entre os temas abordados, estão: concepção, desenvolvimento e implementação de um sistema de geração de sinal e análise no domínio da frequência com o levantamento dos riscos ocupacionais e ambientais com aplicação da NR10; levantamento e análise de eficiência energética aplicados às máquinas elétricas; análise de falhas em sistemas e/ou equipamentos elétricos; planejamento e projeto de proteção de sistemas elétricos envolvendo linhas, redes, quadros ou acionamentos elétricos com estratégias de seletividade e coordenação e projeto de uma instalação elétrica industrial em baixa e/ou em média tensão levando-se em consideração os dilemas éticos da profissão e impactos ambientais.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Me. Luciano Bittencourt de Abreu, quando se está na área de engenharia, é fundamental determinar a temática da área de atuação e as necessidades de mercado para as quais se deseja o desenvolvimento de aplicações que tragam relevância social aos projetos desenvolvidos.

“O Projeto Integrador oportuniza a vivência de situações que desenvolvem o aprendizado da convivência coletiva e do respeito ao outro, do aprender continuamente, do fazer de forma criativa, autônoma e ética. Possibilitam o envolvimento de docentes e discentes na busca da inter e transdisciplinaridade, dando sentido prático para o referencial teórico trabalhado no respectivo curso/período letivo”, afirma.

Projeto Integrador (PI)

O PI é uma atividade acadêmica que constitui o eixo condutor dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da IES. A cada período letivo, os estudantes são estimulados a integrar conhecimentos e a desenvolver competências inerentes ao campo profissional e/ou social, a partir do contato com situações reais.

Na busca de soluções para os problemas identificados, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios coletivos, o que gera possibilidades de experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano
30 abril 2024