dez
Engenharia Elétrica

Sistemas de proteção contra as descargas atmosféricas é tema de palestra on-line

O curso de Engenharia Elétrica promove, na próxima quinta-feira (03), às 19h, uma palestra on-line sobre conceitos relativos aos Sistemas de Proteção contra as Descargas Atmosféricas (SPDA), dentro da disciplina de Segurança e Meio Ambiente. O encontro será conduzido pelo engenheiro eletricista e mestre Fabrício de Souza Fernandes, egresso do Unileste, que irá abordar as questões inerentes aos requisitos técnicos e práticas de implantação de SPDA, dentre outros.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra e seus habitantes durante um ano, 100 milhões recaem em terras nacionais – fato este que torna o Brasil o país com maior número desses eventos. A docente Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz destaca que a utilização do Sistema de Proteção contra as Descargas Atmosféricas não impede a incidência de descargas atmosféricas no local, uma vez que trata-se de fenômeno natural.

Ainda segundo ela, entretanto, é possível minimizar seus efeitos adversos nas instalações, construções e proteger as pessoas nelas abrigadas. “O evento é uma importante oportunidade para discussão acadêmica dos parâmetros da NR 10, incluindo-se o prontuário das instalações elétricas e os aterramentos elétricos. A conversa irá promover o conhecimento sobre a adoção de práticas caracterizadas pelo atendimento dos padrões de segurança e sustentabilidade”, reforça.

Para o professor Me. Luciano Bittencourt de Abreu, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, esse tipo de atividade promove a união entre pesquisa básica e a pesquisa aplicada, oportunizando aos estudantes uma reflexão aprofundada sobre um fenômeno natural importante no país.

“A iniciativa mostra sintonia com a nossa proposta pedagógica, tendo em vista a adoção de perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática necessária para formação de engenheiros preparados para a mitigação dos riscos ocupacionais e ambientais. Além disso, é também uma oportunidade para favorecer a relação entre o Unileste, setor empresarial e comunidade”, destaca.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

30 abril 2024
Unileste Disponibiliza Relatório de Autoavaliação Institucional 2021-2023
26 abril 2024