2009 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: NILCEMAR RODRIGUES DA CRUZ
Curso: Nutrição

Resumo
Trata-se de um trabalho divulgativo e educativo, buscando informar ao público-alvo sobre as vantagens do aleitamento materno. As ações contemplam denúncias à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e à vigilância sanitária dos municípios da região do Vale do Aço como também divulgação e estímulo para aumentar a prevalência do aleitamento materno em nossa região.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda resgatar a história dos brinquedos e brincadeiras infantis como forma de valorizar e promover a diversidade sociocultural, além de promover a formação continuadas de professores e proporcionar práticas educativas para que as crianças possam desenvolver atividades lúdicas, de aprendizagem e de sociabilidade. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, dentre outras.

Professor Coordenador: ROBERTO ABDALA JUNIOR
Curso: História

Resumo
O Projeto de Extensão a Cinema Aprendiz vai exibir produções que empregam a linguagem cinematográfica, com a finalidade de promover discussões acerca de elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, contribuindo para que os indivíduos que compõem o público possam problematizar temas realcionados à História Geral e do Brasil, bem como à Literatura Brasileira. A premissa é que os presentes às sessões possam empregar as produções cinematográficas como mediadores de um diálogo com o conhecimento escolar, contribuindo para a construção de uma cultura histórica/literária mais críticas e reveladora dos processos sociais que envolvem.

Professor Coordenador: MARCIA ELENA DE ANDRADE SANTOS
Curso: Enfermagem

Resumo
O presente projeto será realizado por acadêmicos de enfermagem em creches e escolas infantis, tendo como objetivo desenvolver ações educativas com as crianças, seus pais ou responsáveis e com os funcionários da instituição. Serão realizadas, também, consulta de enfermagem com as crianças da creche Lar Escola da Caridade com a finalidade de levantar as condições de saúde, detectar agravos e encaminhar, sempre que necessário, para sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. As ações propostas nesse projeto serão de prevenção, promoção e recuperação da saúde da criança e de preparo do acadêmico para prestar uma atenção integral à saúde da população infantil, no intuito de cumprir a Política Nacional de Atenção à Criança através de ações que contribuam para o decréscimo dos índices de mortalidade infantil na RMVA e, conseqüentemente, ajude o Brasil a cumprir o quarto Objetivo de Desenvolvimento para o Milênio (ODM 4) . O enfermeiro através do cuidado tem plena condição de conduzir esse processo. Esse projeto já ocorre há 4 anos e sua repercussão na Creche Lar Esperança e Caridade tem sido de grande exaltação para todos os atores envolvidos, tanto na conjuntura assistencial, quanto na educativa.

Professor Coordenador: FATIMA NOGUEIRA GONCALVES DE SOUZA
Curso: Educação Física

Resumo
Da Platéia para o Palco é uma ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade. Este projeto propicia a aplicação prática do que o aluno aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, quando oportuniza campo de estágio e as necessidades externas quando propicia ações que complementam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O projeto não objetiva a perfeição dos movimentos, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social

Professor Coordenador: HIARA MIGUEL STANCIOLA SERRANO
Curso: Nutrição

Resumo
A desnutrição é a segunda causa de morte mais freqüente em menores de cinco anos de idade em países em desesenvolvimento. Apresenta origem multicausal e complexa, encontrada principalmente em situações de pobreza caracterizada pela ingestão insuficiente de alimentos, fome ou por determinadas doenças. A implantação de medidas intervencionistas são necessárias para prevenir que o processo de desnutrição se instale ou para melhorar o estado nutricional das crianças. Assim o projeto tem como objetivo promover ações de educação nutricional com pais ou responsáveis das crianças assistidas pela creche, com o intuito de melhorar as condições de saúde destas. Para isso serão trabalhados os conceitos de grupos de alimentos, pirâmide alimentar, alimentação saudável e de baixo custo, manipulação e higiene dos alimentos através de atividades lúdicas e palestras.

Professor Coordenador: VALDETE NUNES SILVA
Curso: Letras

Resumo
Este projeto visa propiciar um diálogo profícuo entre o UnilesteMG e as escolas de ensino médio do Vale do aço, por meio do Curso de Letras, com o objetivo de analisar as obras literárias de expressão portuguesa que constituem o foco dos vestibulares na Instituição.

Professor Coordenador: MARLEIDE MARQUES DE CASTRO
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto aqui proposto visa dar continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas no CEFET-MG, durante o segundo semestre de 2008, junto aos alunos do primeiro ano do ensino médio e ampliá-lo a todos os alunos do ensino médio. O trabalho, no âmbito da orientação sexual, busca propiciar aos alunos informações acerca do tema, promover conscientizações, esclarecimentos e reflexões sobre a sexualidade. Pois, sabe-se que no período de transição entre a infância e a adolescência, várias mudanças corporais e hormonais ocorrem, propiciando o início pelo interesse sexual. Neste momento, o jovem poderá entrar em conflitos, tendo insegurança, instabilidade e angústia perante todo este processo de transformação. É preciso que ele seja orientado neste momento principalmente pelos pais, e estes devem acolher o filho em todas suas dúvidas, incertezas e inseguranças. É também papel da escola contribuir neste processo de Educação Sexual do estudante, transmitindo a ele informações acerca do assunto e conscientizando-o da responsabilidade da sexualidade. Dessa forma, o trabalho de Orientação Sexual, desenvolvido pelos alunos extensionistas do curso de Psicologia do Unileste/MG, vem repercutindo positivamente entre os alunos e diretora de ensino do CEFET-MG. Os temas são trabalhados através de oficinas de dinâmicas de grupo, de discussões entre os alunos, de pesquisas e de trabalhos realizados pelos estudantes, expondo-os aos demais participantes do grupo.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras e coordenadores que atuam em creches e pré-escolas nas cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo. Essa proposta se consolidará a a partir de oficinas e mini-cursos, com também, acompanhamento do processo de elaboração de proposta pedagógica para crianças de 0 a 3 anos.Para tal conta a participação de uma docente e dois discentes, que serão responsáveis pela execução da proposta.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Laboratório de Experiências de Aprendizagem (LEA) é um espaço que desenvolve atividades formadoras e integradas. E ainda, é um espaço de experiências de aprendizagem, ludicidade e objetiva o atendimento à criança. É também um espaço de discussão, de intervenção pedagógica e de pesquisa acadêmica, no sentido de compreender como a criança aprende, a sua relação com o lúdico, articulando metodologias de trabalho que possam contribuir tanto para o desenvolvimento da criança como o crescimento do profissional que atua na área da educação. Tem por objetivo criar um espaço para desenvolver experiências de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação entre teoria e prática.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras

Resumo
“LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS” é um projeto cujo interesse se volta para a inserção de seus participantes no universo das práticas escritas, principalmente, as que são demandadas no seu campo de atuação e formação. São colocadas em questão, portanto, propostas de práticas envolvendo a produção escrita, as quais possam desenvolver sentimentos de pertencimento e inclusão em relação à esfera social na qual os sujeitos participantes se inscrevem. Para sua realização, o projeto deve contar com alunos-estagiários do curso de Letras sob a orientação de um professor-coordenador. As aulas serão oferecidas semanalmente e/ou quinzenalmente, a depender da disponibilidade dos alunos inscritos e dos estagiários. Assim, ao lidar com a construção de saberes, acerca do funcionamento da língua/linguagem nas práticas sociais, o projeto visa a contribuir para a formação de sujeitos que saibam produzir textos adequados a uma determinada situação sócio-comunicativa.

Professor Coordenador: MARY LUCY MOREIRA
Curso: Farmácia

Resumo
O conhecimento científico é cada vez mais necessário ao cidadão como um recurso para obter orientações nas decisões diárias seja para adotar um novo estilo de vida, tratamentos e terapias ou evitar condutas que ponham em risco da saúde individual, coletiva e ambiental. A partir desse pretexto, o projeto desenvolveu uma proposta dividida em várias ações: oficinas teórico-práticas, elaboração de peças teatrais, ensaios, produção do cenário e figurino da peça. Essas propostas abrangem Orientação sobre a dengue, parasitoses, sistema imunológico do organismo e apresentação cultural dos temas em estudo e do poema “Você Aprende” de William Shakespeare. O grupo vem trabalhando desde o segundo semestre de 2006, com apresentações em escolas, praças municipais, igrejas, comunidade acadêmica do Unileste, com informações envolvendo a saúde pública e prevenções com objetivo de orientar a população para uma melhor qualidade de vida.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
É fato consumado que fazemos parte de uma nova era, de um novo tempo… Novo milênio. A sociedade passou por muitas transformações ao longo das últimas décadas com a universalização de informações, a descoberta de novos saberes científicos, o desenvolvimento da tecnologia. Tudo contribuindo e permitindo ao homem novas possibilidades para que a engenharia humana edificasse uma sociedade verdadeiramente plena e feliz. Ainda que todos os esforços não estejam voltados para a ação de um mundo mais harmônico, grande parte da sociedade conspira no sentido de promover e transformá-la para que todos possam viver com dignidade, sendo respeitados ainda que pela diferença. Nesse movimento de mudanças, discute-se num contexto de mundo a inclusão social, o que nos permite refletir sobre a diversidade, acreditando que ela possa fortalecer a sociedade no caminho da busca por um novo tempo prevalecendo assim a solidariedade humana. Na dinâmica pela conquista dos direitos e da inclusão social, grupos específicos discutem na atualidade sobre a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, cujo crescente interesse é desmistificar ao longo da história idéias equivocadas que associam essas pessoas à “fragilidade, limitação, incompetência, ócio” dentre outras.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
Atendimento a alunos do Ciclo Inicial e Complementar de Alfabetização, provenientes das: E.E.Leôncio de Araújo, E. E. Juscelino Kubitschek de Oliveira, E. E. Silvino Pereira e do Centro Educacional Católica de Minas Gerais; E. M.Vereador Nicanor Ataíde, Escola Estadual Tenente José Luciano; nos turnos matutino e vespertino . O trabalho desenvolvido, em parceria com as escolas públicas do Vale do Aço, propõe atividades de intervenção pedagógica, para os alunos da Educação Básica, principalmente nas áreas da leitura e da escrita. O trabalho é de fundamental importância para a promoção de competências e habilidades dos alunos. Além disso, as atividades resgatam a auto-estima e possibilitam melhorias no processo de ensino-aprendizagem. O projeto visa garantir o vivenciar e o refletir sobre a prática pedagógica de forma significativa, articulando metodologias de trabalho que possam contribuir tanto para o desenvolvimento da criança, como do profissional que atua na área da educação. O objetivo é proporcionar sucesso na aprendizagem, além de contribuir para a construção da autonomia intelectual, social e moral dos envolvidos nas atividades propostas. Propiciar aos licenciados dos Cursos da Área da Educação a construção de um espaço de relação teoria-prática, de reflexão sobre a prática docente,além de propor metodologias alternativas nas diversas áreas do conhecimento para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem nos espaços acadêmicos.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar, usando a arte como ferramenta estratégia de aprendizagem e empreendedorismo. Destina-se à adolescentes de escolas públicas de Cel . Fabriciano e Timóteo. Serão atendidos 20 educandos, numa etapa inicial. Como atividades tem-se a confecção de cartões e arranjos artesanais para datas comemorativas, caixas decorativas, agendas ornamentais, sabonetes artesanais, confecção de papéis reciclados, minicursos e oficinas, O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: GENÉSIO ZEFERINO DA SILVA
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto JOVENS NA TELA propõe o uso do vídeo como espaço e oportunidade para promover a interação do jovem, de instituições de ensino e da comunidade ao processo de criação e reflexão sobre a mídia televisiva, e ao seu próprio meio.

Professor Coordenador: MARIA LUISA DE ANDRADE FREITAS
Curso: Pedagogia

Resumo
Esse projeto busca criar um espaço socioeducativo para que os jovens possam refletir sobre suas escolhas profissionais. Busca ainda, promover discussões sobre temas relevantes à formação pessoal e/ ou moral, proporcionando reflexões para uma decisão madura e consciente no que se refere a essa escolha. Tem como público alunos do Ensino Médio das escolas da região do Vale do Aço, bem como jovens que já concluíram esse nível de ensino, mas que estejam estudando. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas de leitura, dinâmicas de grupo, jogos interativos, dentre outras.