2012 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG é um projeto de extensão que atende a crianças e jovens de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, interessados em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipametnos oficiais e ambiente adequado. As aulas, que acontecem no campus de Coronel Fabriciano do UnilesteMG (Bloco Q) todas as segundas, quartas e sextas-feiras de manhã e à tarde, são ministradas pelos estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e atividades circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas.

Professor Coordenador: NILMA MARIA VARGAS LESSA
Curso: Nutrição

Resumo
Trata-se de um trabalho divulgativo educativo, buscando informar ao público-alvo sobre as vantagens do aleitamento materno. As ações contemplam a divulgação e estímulo para aumentar a prevalência d aleitamento materno em nossa região.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda, promover a formação continuada de professores e psicólogos, além dos alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e ludoterápicas para que as crianças possam se desenvolver nos mais diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, dentre outras. A partir de 2009, o projeto passa a ser desenvolvido também em hospitais e unidades de saúde buscando resgatar auto estima do público atendido bem como competências acadêmicas de crianças e jovens em condições de internação hospitalar. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado. A partir de 2011, esse projeto firma parceria com outros projetos da instituição, dentre eles, Competências de Bebês, Laboratório De ensino Aprendizagem, Informática na Educação Especial e Formação Continuada para Gestores e professores de creches, visando constituir-se em um Programa.

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
As atividades de contos de histórias preparam o caminho para o desenvolvimento abstrato dos processos mentais. As crianças se sentem mais entusiasmadas no processo de aprendizagem, pois elas podem refletir e partilhar com os outros os aspectos nos quais estão envolvidas. Dentre os objetivos do projeto ressalta-se a importância da imaginação e potencial da expressão como importante ferramenta na construção de conhecimentos e integração de experiências originadas em contextos variados; o favorecimento da formação da sensibilidade, criatividade e capacidade de transcendência e transformação da realidade, bem como a discussão sobre o papel dos sentimentos nas representações de alguns contos. Serão realizadas oficinas de contação de histórias. Inicialmente as histórias escolhidas para o trabalho são: Meus lápis de cor são só meus; O aniversário da sardinha; O amigo da bruxinha; A borboleta cinza e Menina não entra. Tais histórias contemplam os objetivos do trabalho e os temas relativos à respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Considerando os pressupostos relacionados à compreensão da importância das histórias no desenvolvimento afetivo, os encontros do projeto Contando Histórias Especiais levarão em conta as histórias de vida dos participantes, buscando expandir os significados do grupo sobre os temas transversais relativos à ética, especificamente sobre o respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

Professor Coordenador: MARUZA CRUZ PINTO LIMA
Curso: Direito

Resumo
O Direito na Escola se caracteriza como projeto de ação extensionista, promovido pelo Curso de Direito, com participação dos discentes, sob orientação de professores no Curso. É realizado nas Escolas Públicas locais para crianças e adolescentes. As principais finalidades do projeto são a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido pelos discentes na sala de aula e a promoção do conhecimento das leis sobre assuntos relevantes como: Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros, previstos na legislação em vigor. Os temas abordados propiciam mudança sócio-cultural do público alvo através do conhecimento das leis e esclarecimentos quanto à sua aplicabilidade.

Professor Coordenador: MARLEIDE MARQUES DE CASTRO
Curso: Psicologia

Resumo
Trata-se de um projeto de orientação afetivo-sexual, realizado através do curso de psicologia do Unileste, junto a adolescentes estudantes das últimas séries do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Aço. O trabalho tem o objetivo de propiciar aos adolescentes informações, conscientização, esclarecimento e reflexões acerca da sexualidade e afetividade. A metodologia baseia-se nas oficinas de dinâmica de grupo, onde são realizados encontros semanais de uma hora e meia de duração, somando um total de oito encontros com cada grupo. Cada grupo é formado por uma média de quinze alunos e coordenado por uma dupla de alunos extensionistas. O lanejamento de cada encontro é executado de forma flexível, ou seja, os facilitadores se preparam para a ação a partir de um planejamento global prévio onde antecipa temas e estratégias, entretanto, ficam atentos e respeitam os temas levantados pelo grupo no desenrolar de cada encontro.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras e coordenadores que atuam em creches nas cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo. Também contribuirá na organização ou reorganização dos documentos exigidos pela legislação educacional para regularização da situação das creches, junto à Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Essa proposta se consolida a partir da realização de oficinas e mini-cursos para as professoras e gestores das creches de Coronel Fabriciano e Timóteo. Também por meio da assessoria nos processos de elaboração ou reelaboração de Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Matriz Curricular e Proposta Pedagógica para crianças de 0 a 3 anos de idade. Para tal conta a participação de dois docentes do curso de Pedagogia e um do curso de Psicologia e dois discentes desses cursos. Durante a realização das atividades do projeto, há possibilidades de atuação de outros alunos matriculados em disciplinas afins aos objetivos do projeto. Vale ressaltar que o projeto compõe o Programa Fazendo Parte, juntamente com os Projetos Brinquedoteca e Competências de Bebês, estando aberto à parceria de outros.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
Este projeto é uma reaplicação do projeto HISTÓRIAS BORDADAS 1 E HISTÓRIAS BORDADAS 2 realizados respectivamente os anos de 2010 e 2011 em duas unidades do CRAS da cidade de Coronel Fabriciano. Conforme explicado nos projetos anteriores, além das inúmeras utilidades plásticas que o bordado possui, ele hoje é também encontrado na literatura, no lugar das ilustrações. Trabalhar o bordado a partir de histórias contadas pelas mães participantes do programa citado acima a seus filhos especiais é o ponto principal deste projeto.

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
A adolescência e juventude caracterizam-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam questionamentos relativos ao seu corpo, aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Acredita-se que o fortalecimento da auto-estima possibilite um suporte para o crescimento pessoal e social tornando-se cidadão e assumindo seu papel transformador da sociedade. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo juvenil por meio de uma participação crítica reflexiva em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos e de seu entorno social (Baleeiro, 1999). Assim, as práticas de intervenção psicossocial oferecem um espaço que possibilite transformações pessoais e sociais na formação da cidadania entre adolescentes e jovens. Acredita-se que a Psicologia abre o espaço para esta discussão, propicia um ambiente de confiança entre os adolescentes ao escutá-los a fim de contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de idéias possibilita a reflexão individual e coletiva, além da internalização de valores e opiniões abordados no grupo. A intervenção com adolescentes e jovens possibilita um processo de autoconhecimento e construção da identidade que aponta caminhos e reflexões sobre a vivência e os aspectos biopsicossociais da adolescência e juventude.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto “Informática na Educação Especial” coordenado pela professora Ms.Maria Aparecida de Faria Gomes e com a colaboradora profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima Rodrigues tem como objetivo geral implementar estratégias de comunicação, interação, leitura, releitura, escrita e reescrita com uso de recursos hipermidiáticos, para crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais do Centro de Reabilitação Geral -CRG do Unileste e APAEs de Ipatinga MG, Coronel Fabriciano e Timóteo bem como para professores e graduandos que atuam (ou têm interesse) na educação especial. Para alcançar o que se propõe no projeto, as ações junto às instituiçõs se organizarão em torno atividades informatizadas de aprendizagem elaboradas numa perspectiva sociointeracionista, respeitando o tempo e as especificidades de cada um, bem como do uso de software utilizados na educação especial. Os participantes exercitarão as habilidades de comunicação, interação, leitura, releitura, escrita e reescrita na/em rede, resultando na produção de desenhos e textos de releitura de textos clássicos da literatura infantil, em parceria com professores e alunos extensionistas. As produções das crianças e adolescentes envolvidos no projeto, realizadas antes e após a aplicação dos módulos/oficinas da sequência didática serão analisados à luz dos referenciais teóricos que tratam da aprendizagem, da escrita, do desenvolvimento humano, educação especial, tecnologias na educação.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão “Informática na Educação Infantil” tem como objetivo geral capacitar educadores para o uso da informática na educação infantil. Serão oferecidos mini-cursos com sustentação teórica e oficinas para utilizar os softwares para produção de textos, de hipertextos, de desenhos e histórias em quadrinhos; pesquisa em/na rede de objetos de aprendizagens, de sites infantis, bem como o planejamento/elaboração/implementação e avaliação de estratégias pedagógicas para utilização da informática na educação infantil.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Pedagogia

Resumo
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS é um projeto direcionado, prioritariamente, a alunos de escola pública que apresentem alguma dificuldade em relação à produção de textos escritos, a tal ponto de comprometer o pleno desenvolvimento de suas atividades escolares. O projeto conta com alunos-estagiários do curso de Pedagogia, sob a orientação de um professor-coordenador. Estagiários e coordenador se reunirão semanalmente com o intuito de preparar as atividades propostas para cada uma das oficinas de produção de texto, bem como para discutir e analisar dificuldades decorrentes do próprio processo de produção escrita. As oficinas de produção de texto serão oferecidas semanalmente. Consideradas tais condições, faz-se necessário adequar o texto aos objetivos a que se propõe, selecionar o gênero textual mais adequado à situação sociocomunicativa desejada, além de definir a variedade linguística que melhor atenda aos demais aspectos considerados. Isso implica, por exemplo, que o texto produzido pelos alunos não seja direcionado apenas a um interlocutor genérico ou mesmo para o professor, mas, sim, a um interlocutor real ou virtual. Assim, gradativamente, os alunos poderão produzir variados textos que emergem de diferentes domínios discursivos, e não apenas textos restritos aos espaços escolares.

Professor Coordenador: VIVIANE COTA SILVA
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.

Professor Coordenador: FERNANDO CESAR LEMOS MORAIS
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis, através do projeto Orçamento Familiar, oferece à comunidade condições que ajudem a melhorar sua vida financeira e que possibilitem o planejamento financeiro futuro de maneira organizada com vistas à realização de planos, desejos pessoais, familiares e/ou profissionais, através de uma abordagem lúdica destinada principalmente a crianças e adolescentes. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da divulgação da metodologia.