2016 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o nivelamento em matemática básica, ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e circuitos elétricos em laboratório, práticas em projeto, execução e manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais, noções básicas em informática, uso do computador para a elaboração de projetos através do software autocad e estudo, em nível básico, da Norma Regulamentadora – NR10 – Segurança em trabalhos com a eletricidade. O objetivo principal é capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos de manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais.

Professor Coordenador: ALICE ARANTES CARNEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os trabalhos baseados no uso de metodologias ativas em sala de aula desenvolvem no estudante a imaginação, o raciocínio, a memória e o interesse, permitindo que haja uma concentração por maiores períodos de tempo, tornando a aprendizagem mais significativa (Fortuna, 2003). Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar nos processos educacionais, por favorecer a construção do conhecimento do aluno (Moratori, 2007; Moreira, 1988; Tremea, 2000). O projeto propõe dar continuidade às atividades experimentais realizadas na sala de aula com materiais alternativos, de fácil acesso e de baixo custo, para enriquecer e complementar o conteúdo teórico abordado nas aulas de ciências e biologia lecionadas nas escolas parceiras. Os alunos do Curso de Ciências Biológicas/Unileste serão orientados e capacitados pelos professores do projeto de extensão para a elaboração de roteiros e materiais para as atividades experimentais e lúdicas. O material produzido durante o projeto será aplicado nas escolas parceiras que terão a oportunidade de usá-lo nas demais aulas de Ciências e Biologia e nas escolas envolvidas nos projetos promovidos pelo Unileste, como Empreender social.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe ações de assessoria e consultoria no âmbito das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial e Extensão Universitária, onde discentes e bolsistas atuam de forma transdisciplinar com os cursos de Arquitetura e Psicologia em projetos nas comunidades de Cocais das Estrelas (Indaiá) e Periquito (Comunidade em Ação), com fomento do Instituto Cenibra, além de atender a entidades sociais, aliando o conhecimento teórico multidisciplinar à prática mercadológica.

Professor Coordenador: GILCE APARECIDA QUINTAO CASTRO
Curso: Direito

Resumo
Trata-se de uma proposta de ação extensionista que visa à discussão e divulgação de informações relativas à responsabilidade civil, administrativa e penal do professor no exercício da docência no ensino público, buscando as pacificações doutrinárias e jurisprudenciais, como o da obrigação da guarda e vigilância em relação ao aluno das séries iniciais ao ensino médio, em especial, na rede de ensino municipal e estadual de ensino do Vale do Aço. Busca-se também aprofundar em informações relativas aos contratos que são firmados no interior da escola e que impõem limites à liberdade, proibições, deveres e obrigações no exercício da docência.

Professor Coordenador: RICARDO FRANCA FURTADO DA COSTA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências.Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: LEONARDO RAMOS PAES DE LIMA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para mostrar a importância e aplicabilidade da ciência química para os estudantes do Ensino Médio. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos que serão trabalhados nos laboratórios de Química do Unileste. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Química da instituição parceira, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
Apesar de sabermos que como profissão a fisioterapia seja nova, temos visto uma grande conquista no mercado de trabalho abrangendo diferentes áreas de conhecimento incluindo prevenção e saúde na comunidade. A fisioterapia enfatiza a reabilitação do paciente e exerce papel importante atuando precocemente entre os indivíduos tabagistas que já demonstram sinais de desconforto respiratório proveniente do hábito de fumar. O uso do cigarro compromete principalmente o sistema cardiorespiratório, trazendo sequelas como: destruição tecidual, acúmulo de secreção, falta de ar decorrente do comprometimento das trocas gasosas, perda gradual do indivíduo à execução das atividades da vida diária, associada à hipertensão arterial dentre outras. Dentro deste contexto a fisioterapia atua no sistema respiratório por meio de técnicas que visam remoção da secreção, redução do trabalho respiratório, aumento da tolerância dos pacientes ao exercício devido melhora e reeducação na funcionalidade cardiopulmonar. Nesse ponto, a oportunidade de inserir o discente em um modelo de programa de apoio de combate ao tabaco, através do acompanhamento cardiopulmonar contribuindo para a eficiência do programa. Será importante mostrar não apenas como tratar as complicações advindas da prática tabagista, mas de principalmente preveni-las. Assim, podemos garantir uma fundamental importância do fisioterapeuta nas Unidades Básicas de Saúde que oferecem apoio ao tabagista da comunidade.

Professor Coordenador: RICARDO FRANCA FURTADO DA COSTA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é auxiliar escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada da região do Vale do Aço a montar e/ou organizar laboratórios de química e elaborar roteiros de experimentos compatíveis com esse laboratório, para dar suporte às aulas de ciências e química dessas instituições. A elaboração das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências e Química, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: ISABELA CRESPO CALDEIRA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
O projeto, trata da produção de materiais didáticos para estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes além de auxiliar no desenvolvimento de conteúdos educacionais para uso nas escolas. Além disso, a participação de estudantes das Licenciaturas e Pedagogia permitirá o fortalecimento dos cursos. A proposta tem como região foco as escolas dos municípios que compõem a Bacia do Rio Doce. A Bacia do Rio Doce situa-se na região Sudeste e abrange 202 municípios do Estado de Minas Gerais e 26 municípios do Estado do Espirito Santo. A referida bacia apresenta predominância de população urbana sobre a rural, caracterizando um forte processo de êxodo rural.S.O foco do projeto é produzir material didático para que o processo educativo seja embasado no sentimento de pertencimento ao contexto socioambiental local, colocando o aluno como agente transformador da realidade das condições hídricas da região Sudeste com uma postura pró-ativa visando encontrar estratégias para a solução de problemas socioambientais. Para tanto serão utilizadas as ferramentas mídia-educação como forma de efetivar mudanças complexas e necessárias em direção a uma transformação social em prol de uma sociedade sustentável. serão produzidos materiais didáticos para mobilizar e conscientizar os estudantes da Educação Básica na importância da preservação dos recursos hídricos .

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos a cerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências e biologia a caracterização de animais vertebrados, que na maioria das vezes o aluno conhece apenas através de imagens em livros didáticos e∕ou internet, uma vez que há carência desse material didático nos laboratórios de muitas escolas. Portanto, o objetivo principal do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a demanda da ausência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do Unileste, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas e no laboratório de Zoologia de Cordados, através da orientação do professor coordenador do projeto. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório (práticas de taxidermia) e também a licenciatura (ministrando as aulas). Este projeto faz interfase entre extensão e pesquisa, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica através das intervenções extensionistas vinculadas a este projeto. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais vertebrados, mostrando as diferenças específicas entre os mesmos. Nas participações em eventos abertos a comunidade, a proposta é apresentar curiosidades, tirar dúvidas e desmistificar certas informações que muitos possuem em relação a algumas espécies, principalmente serpentes.

Professor Coordenador: ANA PAULA DE ALMEIDA CAIXEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente, sendo compostos por uma fração orgânica que pesa em média 50%, da qual cerca de 1/3 é industrialmente reciclável. A vermicompostagem, representa uma forma sustentável de reciclagem utilizando minhocas para a biotransformação destes resíduos orgânicos em húmus, podendo este ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O presente projeto tem como objetivos a capacitação de alunos como multiplicadores, atuando junto à comunidade informando sobre a possibilidade e importância de reciclar os resíduos orgânicos domiciliares através da vermicompostagem. Os alunos do UnilesteMG envolvidos no projeto passarão por um treinamento sobre a vermicompostagem, através do uso de apostilas e artigos. Será elaborado material didático para as palestras e realizada a manutenção do blog sobre vermicompostagem. Para estimular a adesão da população carente, será realizado o desenvolvimento de modelos alternativos e acessíveis de composteiras domésticas. Seguindo estas etapas serão promovidas palestras educativas para estudantes da rede pública da Região do Vale do Aço, MG, ilustrando a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos e o potencial de manejo destes resíduos com a vermicompostagem. Além disso, será implantado um minhocário nas unidades escolares interessadas.