2017 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: RICARDO AUGUSTO CROCHET
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O Projeto Acupuntura Urbana articulado pelos cursos de administração e arquitetura do Unileste, mobiliza forças na promoção do bem estar social. As ações iniciaram-se em 2016 no bairro Ana Moura em Timóteo, contando com a participação de discentes e docentes envolvidos nos cursos, Escola Aberta da Escola Estadual Hilda Zauza, lideranças da comunidade, Creche Sonho de Jandira, igrejas, Ong Garoto Bom de Bola, Associação do Bairro, Clube de Mães, bares e estabelecimentos próximos ao ponto inicial, além da Prefeitura Municipal, Consep, Policia Militar, Fundações Emalto e Aperam, e entidades privadas que patrocinam os recursos de infraestrutura necessários.

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o nivelamento em matemática básica, ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e circuitos elétricos em laboratório, práticas em projeto, execução e manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais, noções básicas em informática, uso do computador para a elaboração de projetos através do software autocad e estudo, em nível básico, da Norma Regulamentadora – NR10 – Segurança em trabalhos com a eletricidade. O objetivo principal é capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos de manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais. A participação de discentes junto com docentes no desenvolvimento desta extensão, visa contemplar a tríade ensino, pesquisa e extensão, implementando-se a articulação entre os três eixos em conformidade ao PPC do curso de Engenharia Elétrica e às diretrizes institucionais do Unileste.

Professor Coordenador: ALICE ARANTES CARNEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A atuação do projeto “Construção de saberes na sala de aula” em diversas escolas, que em apenas dois anos de existência já contemplou mais de 7500 pessoas, entre alunos, professores e membros da comunidade, demonstra seu potencial para divulgação de informações científicas e aprendizagem significativa dos alunos, aliado a maior visibilidade do Unileste na região. Atividades experimentais e lúdicas favorecem a aprendizagem significativa, uma vez que, desperta o interesse, a curiosidade e motiva os alunos a construir saberes. Em aulas experimentais e lúdicas os alunos têm uma participação mais ativa e vivenciam o método científico, compreendendo o funcionamento da ciência. Para muitos professores a experimentação depende de uma estrutura física como um laboratório, com equipamentos e reagentes caros. Grande parte das escolas públicas não dispõe de laboratórios funcionando para realização das aulas práticas de ciências e biologia. Essa situação faz com que as atividades práticas e lúdicas não sejam realizadas, assim uma boa opção é aproveitar o espaço da sala de aula otimizado e tornando produtivo com atenção e motivação dos alunos. Dessa maneira, o projeto propõe a realização de atividades experimentais na sala de aula com materiais alternativos, de fácil acesso e de baixo custo, para enriquecer o complementar o conteúdo teórico abordado em sala de aula. Os alunos do Curso de Ciências Biológicas/Unileste serão orientados e capacitados pelos professores do projeto de extensão.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe ações de assessoria e consultoria no âmbito das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial e Extensão Universitária, onde discentes e bolsistas atuam de forma transdisciplinar com os cursos de Arquitetura e Psicologia em projetos nas comunidades de Cocais das Estrelas (Indaiá) e Periquito (Comunidade em Ação), com fomento do Instituto Cenibra, além de atender a entidades sociais, aliando o conhecimento teórico multidisciplinar à prática mercadológica.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
Trata-se de um projeto de extensão em rede, envolvendo docentes de diferentes áreas do conhecimento, com o propósito de potencializar a educação inclusiva tanto na rede pública da Educação Básica do Vale do Aço como no Unileste. Objetiva-se oferecer oficinas para os professores da rede pública de educação básica no Vale do Aço, no sentido de construir material pedagógico inclusivo, elaborar propostas pedagógicas colaborativas e inclusivas referentes à alfabetização, letramento, matemática, ciências, biologia, história, geografia e química. Objetiva-se, também, oferecer oficinas para os alunos com deficiência, graduandos do Unileste, com conteúdos de interesse deles e/ou sinalizados por professores dos cursos nos quais estão matriculados e, até, pelos pedagogos que os atendem. E assim, contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência da educação básica à educação superior. Serão realizados estudos e pesquisas sobre inclusão, deficiência e educação inclusiva; oficinas de elaboração de material didático inclusivo, concreto e virtual, nas diversas áreas de estudo, para alunos com deficiência. As oficinas serão oferecidas para os professores da educação básica da rede pública e para os alunos graduandos do Unileste.

Professor Coordenador: RICARDO FRANCA FURTADO DA COSTA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de química para despertar em estudantes do ensino fundamental o interesse por ciências e em alunos do ensino médio o interesse pelos conteúdos de química. Nesse projeto, os graduandos dos cursos de engenharia produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades.A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de ciências e de química, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
As ciências naturais são uma porta de entrada para novos mundos, onde estudantes e professores aprendem a desenvolver a curiosidade, a pensar por si mesmos e olhar o mundo com novos olhos. As Feiras de Ciências mostram-se como uma importante ferramenta de auxílio ao pensamento científico, que além de possibilitar a construção de conhecimentos conceituais, também possibilita diversas outras aprendizagens. A utilização de modelos dinâmicos e modernos de material didático para o ensino de Ciências e Biologia se faz necessária, frente a uma nova forma de aquisição de informações e formação de alunos. Dessa forma, professores devem manter-se continuamente atualizados com as novas mídias e como utilizá-las em seu cotidiano escolar. Além disso, a relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa demonstrar como a produção do material didático pode partir de resultados da pesquisa realizada no ensino superior, com baixo custo e muita integração professor/aluno/aprendizagem neste processo. Este projeto pretende seguir seu quarto ano de atuação, com a realização de atividades didáticas e organização de laboratórios de ensino, por demanda, em escolas da rede pública e privada do Vale do Aço, com diferentes índices de IDEB. Também continuaremos atuando na formação continuada de professores sob a forma de cursos e palestras aos professores.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos a cerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.

Professor Coordenador: ERIKA STORCK CEZARIO
Curso: Odontologia

Resumo
O objetivo do projeto de extensão será avaliar a condição bucal de pessoas portadoras de paralisia cerebral, lesão medular e amputados, adolescentes e adultos, atendidos pelo CRG Unileste bem como implementar um programa de higienização bucal específico para este grupo pacientes. Além disso, buscar-se-á conscientizar os cuidadores destes pacientes sobre a importância dos cuidados de higiene bucal e capacitá-los para a realização destes cuidados. Ao mesmo tempo, alunos do curso de Odontologia do Unileste terão a oportunidade de atenderem um público de pacientes com necessidades especiais além de serem inseridos desde os primeiros períodos do curso com a realidade de atendimento do Sistema Único de Saúde, possibilitando a integração ensino-serviço.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Trata-se de um projeto de recuperação de duas subbacias do ribeirão Ipanema, projeto este a ser conduzido em parceria com a CENIBRA. As subbacias em questão encontram-se degradadas pela ação antrópica, o que compromete a fauna e flora regional e principalmente as nascentes existentes no local. Assim, o projeto ao recuperar as subbacias em questão irá também recuperar essas nascentes. Na parceria citada caberá à CENIBRA o plantio de mudas de arvores, o controle de formigas e pragas, a recuperação de ravinas, cercamento e sinalização do terreno e ações de educação ambiental com a população de influência. Ao Unileste caberá o monitoramento técnico científico das ações da CENIBRA e a colaboração a essa empresa na execução das ações de educação ambiental.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
O objetivo principal do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a demanda da ausência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do Unileste, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório (práticas de taxidermia) e também a licenciatura (ministrando as aulas). Este projeto faz interfase entre extensão e pesquisa, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica através das intervenções extensionistas vinculadas a este projeto. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais vertebrados, mostrando as diferenças específicas entre os mesmos. Nas participações em eventos abertos a comunidade, a proposta é apresentar curiosidades, tirar dúvidas e desmistificar certas informações que muitos possuem em relação a algumas espécies, principalmente serpentes. São abordadas também informações que refletem educação ambiental, principalmente nas ações junto à comunidade.