24ª Semana de Iniciação Científica e 15ª de Extensão

Apresentação

Apresentamos os Anais Eletrônicos da 24ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e 15ª SEMANA DE EXTENSÃO do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste. Estes anais trazem a publicação dos resumos, visando à divulgação das atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas durante o evento.

O principal objetivo da SICEX é promover a troca de conhecimentos entre as diversas áreas acadêmicas, criando um espaço para a divulgação de trabalhos científicos que englobam resultados de iniciação científica, atividades de extensão, trabalhos de conclusão de curso e projetos integradores. Isso é feito com o intuito de articular a tríade ensino-pesquisa-extensão.

Além disso, o evento promove a reflexão, discussão e divulgação de temas atuais e relevantes para o contínuo processo de construção e transformação social, por meio de mesas redondas, palestras, painéis, apresentações culturais, oficinas e minicursos.

Em 2023, a SICEX faz referência à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a paz universal a ser adotado por todos os países interessados em implementá-lo. Nesta edição, o tema “Cidades Sustentáveis: saúde, ambiente e sociedade”, propõe refletir esse compromisso. Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS’s, foram escolhidos três eixos de trabalho para serem aprofundados durante a SICEX. São eles: Saúde e Bem-Estar; Consumo e Produção Responsáveis e Redução das Desigualdades.

O Unileste entende que uma instituição de ensino superior precisa discutir temáticas relevantes e atuais da sociedade, fazendo com que os estudantes e toda a comunidade acadêmica e externa possam desenvolver reflexões, posturas, ações e uma cultura de compromisso com o futuro do planeta, oportunizando um ensino de excelência e formando profissionais preparados para o mercada de trabalho através de suas experiências de ensino, pesquisa e extensão, promovendo sustentabilidade ambiental.

Tema: Cidades Sustentáveis: saúde, ambiente e sociedade

Data: 21 a 25 de novembro de 2023

Local: Campus Coronel Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, Bairro Universitário) | Campus Ipatinga (R. Bárbara Heliodora, nº 725, Bairro Bom Retiro)

Atividades: Apresentações de trabalhos científicos, palestras, oficinas e minicursos

Realização: UNILESTE

Divulgação: Daniella Andrade Oliveira e Equipe
GTI – Desenvolvimento UBEC: GTI – Desenvolvimento UBEC

Ficha Catalográfica

Modo de acesso: Word Wide Web: <https://unileste.catolica.edu.br/portal/pesquisa/semana-de-iniciacao-cientifica-e-de-extensao/anais/>

Gestores

Centro Universitário Católica do Leste Minas Gerais

Reitor: Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho
Pró-reitor Acadêmico: Dr. Marcelo Vieira Correa
Pró-reitor Administrativo: Venício Elmar Soares de Oliveira Júnior
Coordenador de Pesquisa, Extensão e Iniciação: Dr. Marcos Vinícius Rodrigues

Objetivo

• Divulgar os trabalhos de Iniciação Cientifica/Pesquisa/Extensão/Projetos Integradores realizados nas instituições de ensino e pesquisa.
• Contribuir na formação de profissionais qualificados e comprometidos com a sociedade.
• Promover o intercâmbio entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de áreas distintas do conhecimento.
• Refletir sobre a Pesquisa/Iniciação Científica e Extensão Institucional.
• Favorecer o desenvolvimento da vocação científica, ampliando a formação dos estudantes em ambiente de pesquisa.
• Ressaltar a importância dos trabalhos de extensão para a formação acadêmica e o desenvolvimento regional.
• Possibilitar a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão.
• Difundir o conhecimento científico para as comunidades e sociedade.

Acesse a programação completa!

Resumos